Editorial

Depois de algum tempo de ausência, voltamos ao contacto, com mais uma edição da Voice*MED, a primeira de 2023. Este tem sido um início de ano particularmente rico em acontecimentos que parecem querer mudar a face do nosso planeta Terra. A começar pela guerra na Ucrânia, onde se assiste a um “espetáculo” de destruição orquestrado por um déspota, com uma mente monstruosa, que vai dizimando vidas, destruindo casa, apagando cidades e aldeias e aniquilando património cultural que é da humanidade. Porque este é também um ataque à democracia, à liberdade, à soberania de um povo, todos nos devemos sentir atingidos (para além dos danos económicos já infligidos, que tanto prejuízo nos tem vindo a causar). Não queremos, nem podemos, viver num clima de ameaça, de medo de que a qualquer momento, não apenas os tiros, mísseis e tanques transbordem os muros da Ucrânia, mas também outras formas de luta, mais destrutivas, possam mudar para sempre a nossa forma de vida. Não foi desta forma que nos ensinaram e fomos habituados a viver! 

Henrique Girão

[+ info]

FMUC em notícias

4_33

4'33'' 

Helena Freitas 

A detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável fala acerca das especificidades desta Cátedra, da importância da utilização sustentável dos ecossistemas e da necessidade de preparação das cidades e dos territórios em geral para novos cenários climáticos.

[+ info]

Do curso de Medicina

Do Curso de Medicina

António Freire Gonçalves

O professor jubilado da FMUC e ex-diretor do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra conta episódios da sua infância feliz e fala do fascínio que tem pelo cérebro.



[+ info]

O uso de plantas aromáticas e medicinais
contra o envelhecimento cardiovascular

Isto é FMUC

Publicações em destaque

Artur Paiva

Através do estudo do sistema imune no microambiente tumoral, investigação teve como objetivo identificar biomarcadores de prognóstico e novos alvos terapêuticos direcionados ao cancro colorretal. Os resultados apontam para um microambiente tumoral imunossupressor, bem como a presença de células que podem potenciar a angiogénese, favorecendo a disseminação do tumor.


 [+ info]

Maria João Ferreira

Trabalho aplicou técnica PET-CT na caracterização de oclusões coronárias crónicas totais (OCCT), inserido num projeto que pretende desenvolver metodologias que permitam selecionar a melhor abordagem terapêutica para cada doente. Os resultados obtidos comprovaram que a estratificação de risco clássica é insuficiente na abordagem a estes doentes, salientando a necessidade de prossecução da investigação para identificação de novos e melhores marcadores PET.

 [+ info]

Marília Dourado

Estudo qualitativo explorou as experiências vividas por doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) avançada em relação à sua dignidade. Os resultados mostraram como os fenómenos existenciais da vida são vivenciados durante as fases finais da trajetória da DPOC, facilitando a aquisição de uma consciência ética de como a dignidade é vivida.

 [+ info]

Rui Alves

Trabalho envolveu um levantamento extensivo da literatura com o objetivo de rever estratégias para minimizar a sensibilização HLA – que ocorre após um primeiro transplante renal e que reduz significativamente os dadores compatíveis – e aumentar o acesso a um segundo transplante. Esta avaliação resulta num importante guia para o seguimento de doentes hiperimunizados.

 [+ info]

Gabinete de Gestão
de Investigação

icoLucerna

Beatriz Salgado
A aluna do Mestrado em Investigação Biomédica conta como um momento difícil e marcante na sua vida acabou por ditar a vontade de contribuir para a evolução científica na área da Oncobiologia.
 

[+ info]

Lucerna

Célia Cabral 

PRESCRITO POR

Associação Portuguesa para as Perturbações
do Desenvolvimento e Autismo (APPDA Coimbra)

FORA DA MEDICINA