PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Estudo analisa experiência existencial da dignidade de doentes com DPOC avançada

Sobre o estudo

Os doentes com DPOC, sobretudo nas fases avançadas, quando apresentam elevado nível de complexidade, necessitam de ser acompanhados de forma diferenciada e ter sempre a sua dignidade acautelada, seja pelos profissionais de saúde seja pelos seus cuidadores informais. É, por isso, extremamente importante que todos possam conhecer quais as intervenções, com prova científica prestada, com impacto na qualidade de vida que possam ser promotoras de dignidade numa lógica holística do cuidado a prestar em cuidados paliativos, e particularmente em fim de vida.

Assim, esta investigação está revestida de um duplo interesse, em primeiro lugar para os indivíduos enquanto agentes ativos na sua situação de saúde e doença, e finalmente para as entidades oficiais e privadas na identificação de padrões de suscetibilidade/vulnerabilidade à doença, e no fomentar de intervenções promotoras da dignidade.


Resultados e impacto

Através da abordagem fenomenológica interpretativa que facilita o conhecimento e compreensão das experiências existenciais da dignidade, com impacto na qualidade de vida de doentes em cuidados paliativos, as intervenções/cuidados serão um garante da manutenção e respeito pela dignidade do ser humano, gravemente doente. 

Assim, os relatos fenomenológicos podem oferecer um contributo valioso que quer os investigadores, quer os profissionais de saúde devem considerar, não só pela centralidade dos indivíduos e do seu posicionamento social e cultural nas várias dimensões relativas à experiência da doença, mas também pela conexão das suas experiências com o saber biomédico.


Marília Dourado


International Journal of Environmental Research and Public Health 
Dignity as a Small Candle Flame That Doesn’t Go Out!: An Interpretative Phenomenological Study with Patients Living with Advanced Chronic Obstructive Pulmonary Disease


Fotografia de Robina Weermeijer @ Unsplash



  

Voltar à newsletter #44