A Associação Portuguesa
para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
APPDA Coimbra

Fora da Medicina

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA Coimbra) foi fundada em Coimbra, em 1994, por um grupo de pais para criar repostas para os seus filhos com autismo.

Tem como Missão garantir respostas específicas e individualizadas a pessoas com Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Espetro do Autismo (PNEA) e suas Famílias, permitindo a sua autonomia e o exercício de uma cidadania plena.

Como Visão, a APPDA Coimbra pretende disponibilizar e adaptar, cada vez mais, as respostas às necessidades das Pessoas Portadoras de PNEA e suas famílias e ver reconhecida, a nível nacional e internacional, a sua qualidade.

No nosso Centro de Formação e Integração Profissional (CFIP) estamos a terminar a Operação POISE-272-2019-2022, que foi constituída por oito cursos e que decorreu ao longo dos últimos três anos. Neste momento, os formandos desta Operação encontram-se em Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) nas entidades integradoras.

Iniciámos, em outubro de 2022, dois dos oito cursos aprovados na Operação POISE-024-2022-2023, para um total de 80 pessoas com deficiência e incapacidade.

Este Centro funciona em instalações arrendadas, que foram adaptadas para a formação profissional e serviços. Para além dos gabinetes técnicos e das salas de formação teórica/prática, funcionam nestas instalações:

- A Lavandaria Blue Wash, onde alguns dos nossos jovens do CACI, com supervisão, desempenham as tarefas correspondentes à lavandaria. Para além disso, os jovens vão na carrinha elétrica, financiada pelo Prémio BPI Capacitar, buscar e entregar as roupas a fim de interagirem com os clientes. Dos clientes fiabilizados, desde o início, destacam-se o Centro de Formação Profissional do IEFP e FELZEN;

- Uma das salas de trabalhos do Azul Mirtilo, em que os jovens fazem os acabamentos dos brindes encomendados online e a entrega aos clientes que preferem levantar as encomendas presencialmente;

- A Cozinha&Bar ConVida, com instalações nas quais existe um espaço que será transformado, em 2023, numa cozinha para a formação de pessoas com autismo, na confeção de refeições rápidas saudáveis. Este espaço irá preparar as refeições rápidas e saudáveis para o Bar, a abrir em 2024, num local estratégico da cidade de Coimbra. Este projeto vai ser cofinanciado pelo prémio BPI Capacitar La Caixa e pretende-se a criação de postos de trabalho para os jovens formados.

Destacamos ainda outros serviços/respostas da APPDA Coimbra, a funcionar em outros locais, tais como:

- Sede no Hospital Pediátrico de Coimbra
- Quiosque CoMsigo, no Hospital Pediátrico de Coimbra
- CACI e CATL no Casal da Misarela, Torres do Mondego
- RA na Cruz de Morouços, Santa Clara
- Clube de Natação da APPDA Coimbra

Conseguimos criar a classe S17, que permitiu aos atletas com autismo nadarem e serem medalhados, em igualdade de circunstâncias com os demais.

Atualmente, para além da prática de adaptação ao meio aquático (sete crianças/jovens), temos uma equipa de atletas (oito atletas regulares).

Os atletas participam nos campeonatos de natação adaptada (distritais, regionais e nacionais), organizados pela Federação Portuguesa de Natação.

A APPDA Coimbra, representada pelos corpos sociais, colaboradores e usuários, manifesta-se em colaboração ativa por um mundo melhor, mais inclusivo, esclarecido e, por tal, mais participativo.

JUNTOS VAMOS!

Elsa Vieira
Presidente da APPDA CoimbraAssociação Portuguesa
para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo