8 de fevereiro
Miguel Castelo-Branco vence Prémio BIAL de Medicina Clínica

O docente da FMUC é o vencedor do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022, no valor de 100 mil euros, com a obra “Os desafios da Neurodiversidade: um percurso na área da medicina personalizada e de investigação no autismo”.

26 de janeiro
Investigação da FMUC sublinha a importância do reforço dos cuidados paliativos pediátricos em Portugal

Coordenado pela docente da FMUC Cândida Cancelinha, o estudo científico, que decorreu em colaboração com o CHUC, destacou ainda o impacto positivo dos cuidados paliativos pediátricos na redução do consumo de recursos hospitalares. Este é o mais recente resultado do Grupo de Investigação em Cuidados Paliativos, Fim de Vida e Luto do Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR) da FMUC.

19 de janeiro
Comissão de Avaliação Externa
da Pós-graduação em Ortodontia
visita a FMUC

A FMUC recebeu uma comissão de avaliação da NEBEOP (Network of Erasmus Based European Orthodontic Postgraduate Programmes), com vista à entrada da Pós-Graduação em Ortodontia da FMUC como “Full Member” desse organismo europeu que reúne as mais prestigiadas pós-graduações em Ortodontia da Europa. A Pós-graduação em Ortodontia da FMUC é membro provisório desde 2017, com o patrocínio das Universidades de Genebra e de Berna.

13 de janeiro
FMUC promove Curso Prático de Formação em Exame de Vítimas de Agressão Sexual
em São Tomé e Príncipe

O Centro de Investigação e Formação Forense em Direitos Humanos e Ação Humanitária da FMUC promoveu em São Tomé e Príncipe formação de avaliação médico-legal de vítimas de agressões sexuais. Esta foi uma formação com uma forte componente prática relacionada com o exame físico de vítimas de agressão sexual, recorrendo a modelos de simulação proporcionados pelo Centro de Simulação da FMUC.

10 de janeiro
Visita do Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas à FMUC

Francisco do Vale, coordenador da Área de Medicina Dentária da FMUC, recebeu o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, que apresentou os resultados do Inquérito aos recém-licenciados que concluíram o Mestrado Integrado em Medicina Dentária da FMUC. O documento apresentado revelou os excelentes resultados do inquérito aos ex-alunos, espelhando a boa qualidade do ensino em Medicina Dentária da FMUC.

6 de janeiro
FMUC recebe primeira edição em Portugal do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica TrainR4U

Decorreu em dezembro a primeira edição do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica, organizado pelo projeto europeu EIT Health “TrainR4U - Training Robot for Ultrasound”. Certificado pela Universidade de Coimbra, o curso de formação contou com 17 clínicos das várias especialidades e do ano comum do internato médico.

20 de dezembro 2022
Investigadores da FMUC distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Neurologia

Os investigadores Filipe Palavra, Inês Preguiça, Flávio Reis e Sofia Viana foram agraciados, no Congresso de Neurologia 2022, com o prémio Orlando Leitão 2022, atribuído à Melhor Comunicação Oral, com a apresentação do trabalho PILL Tech, Cuprizone, Sitagliptine and Remyelination – changing preclinical CNS paradigms through a stress-free oral drug dosing tool.