Car@s colegas,
Para o Gabinete de Gestão de Investigação (GGI) da FMUC, o ano de 2022 ficou marcado pela possibilidade de trabalhar com uma equipa de colaboradores com maior estabilidade contratual. O sucesso de uma estrutura com a natureza funcional do GGI depende em grande medida da qualidade dos seus colaboradores e do seu grau de conhecimento da comunidade que pretende servir e do ecossistema de financiamento nacional e internacional. Ora, a simbiose com as equipas de investigação da Escola e a profundidade de conhecimento dos programas e oportunidades de financiamento estão inexoravelmente ligadas à estabilidade laboral e contratual. Neste contexto, não nos surpreende que este tenha sido um ano excecional em termos de montante global dos projetos aprovados envolvendo colaboradores da FMUC, na qualidade de coordenadores ou de parceiros. Tendo superado em 2022 as metas que fixamos para o biénio 2022-2023, temos novos horizontes traçados e tudo faremos para os alcançar. Janeiro deu já o mote do que procuramos para o novo ano: continuar a capacitar-nos, com formação de elevado nível nos diversos programas de financiamento, para podermos apoiar, cada vez com mais qualidade, os docentes e investigadores da FMUC na procura de parceiros, na submissão de candidaturas e na gestão dos projetos aprovados.
Um exemplo recente deste apoio diversificado do GGI é o projeto CHAngeing – Connected hubs in ageing: healthy living to protect cerebrovascular function, coordenado pelo Investigador da FMUC João Malva. Nesta newsletter damos destaque à reunião de lançamento deste projeto financiado pela Call “Excellence Hubs” do Horizonte Europa.
Votos de um Excelente 2023 para todos os colaboradores da FMUC!
Flávio Reis
Coordenador do GGI
Breves
EIT Health Flagship Call
resultados do primeiro cut-off
Encontra-se a decorrer o prazo para submissão de candidaturas à Flagship call do EIT Health. Esta call decorrerá em contínuo entre novembro de 2022 e junho de 2023, sendo baseada em 3 grandes temas (Flagships):
- New models to deliver healthcare
- Facilitating the uptake of digital medical devices & diagnostics
- Harnessing the full potential of health data for Innovation
O primeiro cut-off decorreu em novembro de 2022, tendo saído no final de dezembro os resultados da primeira fase de avaliação, que constou na submissão de uma short proposal e de uma sessão de pitch, seguidas de Q&A (hearings). A FMUC participou em 4 propostas, sendo que 2 passaram à fase de preparação e submissão da full proposal, com deadline a 1 de março. Uma das propostas enquadra-se na tipologi de Summer/Winter Schools, e é liderada pela University of Oxford, e a outra na de projetos de Invoção e é liderada pela star-up Idoven.
Os seguintes cut-off têm como deadline para a primeira fase os dias 1 de março de 2023 e 1 de junho de 2023.
GGI participa no encontro anual do CIBB
O GGI participou no encontro anual do CIBB (Center for Innovative Biomedicine and Biotechnology) que decorreu no passado dia 19 de dezembro no Auditório Central da Faculdade de Medicina. A apresentação, intitulada From Molecular Research to Societal Impact From molecular research to societal impact - point of view of a Research Management Office, teve como mote a partilha da experiência reunida no GGI no apoio à submissão e implementação de projetos de investigação translacional, envolvendo equipas da investigação básica e grupos dedicados à investigação clínica. Esta tipologia de projetos, que assume também uma forte vertente societal, muitas vezes com o envolvimento de entidades representantes da sociedade (Municípios, Associações de Doentes, Sociedades Científicas, Escolas e outras), apresenta desafios ímpares na sua implementação. O financiamento de propostas apoiadas por consórcios pluridisciplinares é cada vez mais o objetivo das entidades de apoio da investigação e inovação nacionais e internacionais, razão pela qual o GGI focou a sua participação na chamada de atenção dos investigadores do CIBB da importância da preparação de candidaturas baseadas em equipas pluri e multidisciplinares, dando alguns exemplo de projetos com forte envolvimento de diferentes stakeholders, com papeis que vão desde a investigação fundamental à aplicação clínica.
Equipa da FMUC organiza evento multiplicador
e reunião de consórcio do projeto LOLit
Decorreu na FMUC, no passado dia 10 de janeiro, o evento de divulgação do projeto LOLit (Low literacy at play) financiado pelo ERASMUS+. Este projeto, liderado pela Leyden Academy of Vitality and Ageing (Países Baixos), e na UC pelo investigador da FMUC Flávio Reis, tem como objetivo desenvolver conteúdos lúdicos para cidadãos seniores de baixa literacia em saúde e em tecnologias digitais. Neste evento multiplicador, que contou com 32 participantes no local e 10 à distância por via telemática, participaram ainda a Câmara Municipal de Coimbra, a Associação Nacional de Apoio ao Idoso, o Centro Social Arco-Íris, e a Universidade Sénior da Moita, bem como investigadores e docentes da FMUC que contribuíram para a elaboração de conteúdos que foram usados para o desenvolvimento do jogo de cartões com conteúdos pedagógicos em formato interativo e apelativo.
Depois deste evento realizou-se a reunião de consórcio que trouxe a Coimbra toda a equipa do projeto, incluindo representantes da Leyden Academy on Vitality and Aging (líderes do projeto) e da Reading and Writing Foundation (Stichting Lezen en Schrijven), dos Países Baixos, da University of Copenhagen (Københavns Universitet) da Dinamarca e da AI9.PT (Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital). Durante o segundo ano deste projeto, a equipa de Portugal (FMUC e AI9.PT) irá implementar um segundo piloto, em colaboração com instituições da região de Coimbra e da península de Setúbal.
Participação do GGI em diversos eventos (in)formativos relacionados com o Horizonte Europa
O GGI participou, durante o passado mês de janeiro, em várias sessões informativas sobre o Horizonte Europa, nomeadamente:
- Nos dias 17 e 18 de janeiro decorreram os dias informativos sobre as missões do Horizonte Europa. Estas sessões tiveram como objetivo informar a comunidade científica sobre os novos tópicos incluídos no programa de trabalho de 2023. As sessões foram gravadas e podem ser revistas aqui: https://research-innovation-community.ec.europa.eu/events/1nVczf9ihgPdOg3zyoLyuC/programme
- No dia 18 de janeiro decorreu uma sessão dupla de apoio à comunidade científica nacional, sobre os concursos ao abrigo do Widening & Espaço Europeu de Investigação (WIDERA), com uma parte de caracter mais introdutório sobre o WIDERA e uma outra mais focada nos futuros concursos previstos no programa de trabalho para 2023 e 2024;
- No dia 19 de janeiro decorreu o dia informativo sobre os tópicos de investigação e inovação, previstos para o biénio 2023-2024, no programa de trabalhos do Cluster 1 do Horizonte Europa. Estas sessões informativas tiveram como objetivo explanar as oportunidades de financiamento com foco na saúde. Estas sessões podem ser revistas aqui: https://research-innovation-community.ec.europa.eu/events/2zRJQrIdbL7rCriIJbBN4l/programme
À semelhança de eventos anteriores, a esta iniciativa seguiu-se o evento on-line de brokerage, dedicado à organização de consórcios através de reuniões bilaterais de curta duração com potenciais parceiros estratégicos que identificam os mesmos tópicos do programa de trabalhos do Cluster 1 e da Missão Cancro.
- No dia 20 de janeiro decorreu a sessão sobre “Assuntos Legais e Financeiros - Horizonte Europa”, organizada pela ANI, no âmbito das Jornadas PERIN. Esta sessão focou-se em aspetos relacionados com a gestão de projetos financiados e assuntos legais e financeiros, considerando as alterações previstas para os concursos de 2023/2024. Esta sessão pode ser revista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Y41nx3wsviU
Reunião de lançamento do projeto CHAngeing
Nos dias 26 e 27 de janeiro decorreu a reunião de lançamento do projeto CHAngeing- Connected hubs in ageing: healthy living to protect cerebrovascular function. Este projeto, coordenado pelo Investigador da FMUC João Malva, foi financiado pela Call Excellence Hubs do Horizonte Europa, com o montante global de 5 milhões de euros, para assegurar a implementação de uma estratégia comum de investigação e inovação e ensino avançado, entre Portugal e Grécia, para promover estilos de vida saudáveis, com base na cultura da dieta mediterrânica, para o envelhecimento saudável.
O consórcio esteve reunido para consolidar e delinear uma estratégia intersectorial para assegurar uma implementação bem-sucedida do projeto e dar início ao plano de trabalho previsto em candidatura. Nesta reunião, participaram também, a representante da Research Executive Agency (REA), da Comissão Europeia, Barbara Mester, que irá acompanhar o projeto ao longo dos 4 anos, a Vice-Reitora da UC para a Investigação, Cláudia Cavadas, e a Diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Alexandra Rodrigues.
A marcar o encerramento da reunião, decorreu uma aula aberta, ministrada pelo Professor Nektarios Tavernarakis da Foundation for Research and Technology-Hellas (FORTH), membro deste consórcio, focada no papel da renovação mitocondrial no envelhecimento e em neurodegeneração.
EVENTOS
O Brain! My Brain!
5ª edição do eHealth Summit Portugal
Cimeira
14/3 e 15/03/2023