Editorial

Este número da Voice*MED sai numa altura particularmente delicada e difícil. Vivemos, porventura, um dos períodos mais complicados e negros da história moderna da nossa civilização. Perante números catastróficos, quer em termos de mortes, quer de infetados, que colocam Portugal na vergonhosa dianteira dos países mais afetados, temos que, obrigatoriamente, mudar o nosso comportamento. Há decisões, mais ou menos liberais, mais ou menos restritivas, mais ou menos compreensivas, mais ou menos agradáveis, que dependem do poder político, mas há outras que só dependem de cada um de nós, do nosso respeito pelo próximo e do nosso sentido cívico.

É incompreensível as atitudes que vemos muita gente tomar, sabendo que estão, não só a incorrer num perigo para si, mas também a colocar em perigo a vida dos outros. É difícil entender como é que, com toda a informação e conhecimento que temos hoje acerca da doença e das suas consequências, uma larga maioria das pessoas continue a ter um comportamento tao displicente e negligente. E, acima de tudo, uma atitude egoísta e irresponsável, condenável e com riscos irreparáveis para toda a sociedade.


Henrique Girão

[+ info]

FMUC em notícias

Filipe Froes

4'33'' 

Filipe Froes

O pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos aponta as possíveis causas do aumento do número de novas infeções e elenca as lições que a atual pandemia nos deve ensinar.

[+ info]

Do curso de Medicina

Do Curso de Medicina

João Patrício

Dos professores que o marcaram aos livros que escreveu e que continua a escrever, João Patrício faz uma incursão por momentos marcantes dos seus percursos clínico, académico e pessoal.

[+ info]

Instituto de Biofísica

Isto é FMUC

Publicações em destaque

Filipe Palavra 

Estudo piloto comparou variáveis clínicas e imagiológicas, obtidas através de ressonância magnética, de doentes com esclerose múltipla divididos em dois grupos (pediátrico e adulto). Foi identificado um conjunto restrito de variáveis de interesse em estudos futuros de maiores dimensões amostral e temporal, que permitam a investigação de eventuais diferenças entre ter um diagnóstico de esclerose múltipla estabelecido em idade pediátrica ou já na idade adulta.

 [+ info]

Isabel Marques Carreira 

Trabalho analisou carcinomas basocelulares (CBCs) pós-radioterapia por tinha do couro cabeludo, comparando-os com CBCs que ocorrem em áreas expostas à radiação ultravioleta. A identificação das diferenças encontradas entre os dois grupos sugere a presença de diferentes mecanismos de carciogénese de acordo com o fator de risco subjacente, o que poderá contribuir, no futuro, para a implementação de medidas de prevenção, diagnóstico e terapêutica mais adaptadas a cada doente.

 [+ info]

João Carlos Ramos 

Investigação procurou contribuir para conhecimento acerca da forma como procedimentos restauradores adesivos podem ser efetuados sobre biomateriais. Resultados mostraram possibilidade de tratamentos pulpares conservadores ou regenerativos numa única sessão clínica, revelando igualmente a possibilidade de melhoramento dos procedimentos restauradores já existentes.


 [+ info]

José Pereira da Silva 

Estudo avaliou doentes com artrite reumatoide com o objetivo de identificar os fatores que contribuem para que considerem o seu estado de saúde inaceitável, apesar do controlo da atividade inflamatória. De acordo com os dados obtidos, doentes com elevados níveis de dor, com níveis mais baixos de bem-estar emocional, mais jovens e que vivem em países com maior riqueza têm menor probabilidade de considerarem o seu estado de saúde aceitável. 

 [+ info]

Gabinete de Gestão
de Investigação

icoLucerna

Teresa Pedro
A aluna do 1º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da FMUC
conta a sua jornada até ingressar no curso que sempre quis,
onde sempre quis: Medicina em Coimbra 
 

[+ info]

Teresa Pedro

Natália Maria Lopes

PRESCRITO POR

Gatos Urbanos

FORA DA MEDICINA