18 de janeiro
Cientistas da UC descobrem que o consumo continuado de mirtilo tem um forte impacto no fígado

Uma equipa multidisciplinar de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) descobriu que o consumo continuado de mirtilo em doses diárias de cerca de 240 gramas tem um forte impacto hepático, fornecendo pistas importantes para orientar um consumo saudável e seguro destas bagas, muito ricas em antioxidantes. Esta descoberta ocorreu no âmbito de um estudo, coordenado por Flávio Reis e Sofia Viana, do iCBR-FMUC, que pretende avaliar os possíveis efeitos benéficos do sumo de mirtilo no contexto da pré-diabetes em modelo animal.

6 de janeiro
Cientistas da UC desenvolvem ferramenta inovadora para combater um dos cancros pediátricos mais comuns

Uma equipa de cientistas da UC está a desenvolver uma ferramenta inovadora de teranóstica – técnica que junta diagnóstico e terapêutica – dirigida às micrometástases pulmonares no osteossarcoma, um tumor ósseo muito agressivo que afeta particularmente crianças e adolescentes. Este estudo é liderado por Célia Gomes (iCBR-FMUC), em parceria com Antero Abrunhosa (ICNAS).

28 de dezembro
Conselho das Escolas Médicas Portuguesas assina Escritura Pública de constituição da Associação

Foi realizada a 28 de dezembro de 2020 a assinatura da Escritura Pública de constituição da Associação do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas (CEMP). Apesar da crescente importância e influência do CEMP, este organismo ainda não tinha sido constituído do ponto de vista formal, um objetivo que era partilhado por todos os representantes das Escolas Médicas.

28 de dezembro
Projeto de Voluntariado NUVEM entrega
18 Cabazes de NATAL

O Projeto NUVEM (Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina) entregou 18 Cabazes de Natal no Centro Social de S. João, da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades – Coimbra, para serem distribuídos a cuidadores informais mais necessitados, apoiados e identificados pela instituição. Esta ação surgiu no seguimento de uma campanha de recolha de bens alimentares e de higiene, lançada em dezembro por este projeto de voluntariado.

16 de dezembro
Projeto internacional liderado pela UC conquista 10 milhões de euros para estudo de grandes incêndios florestais

Um projeto internacional liderado pelo cientista Domingos Xavier Viegas, da FCTUC, obteve 10 milhões de euros de financiamento para o estudo de grandes incêndios florestais. António Jorge Ferreira, professor e pneumologista com investigação na área da repercussão humana dos incêndios florestais, é o elemento responsável pela equipa da FMUC neste projeto.