Trabalho aponta possibilidade de tratamentos pulpares numa única sessão clínica
Sobre o estudo
As bases que devem orientar a Medicina Dentária atual baseiam-se em alguns princípios fundamentais como a prevenção, conservação e regeneração de tecidos, entre outros. Neste contexto, a conservação de dentes e da sua vitalidade pulpar, assume um papel primordial na promoção de uma boa saúde oral. Em termos de engenharia de tecidos, a preservação e regeneração do tecido pulpar dos dentes é um dos tópicos mais dinâmicos e promissores atualmente.
A realização de tratamentos pulpares conservadores envolve a colocação de biomateriais que, apesar de possuírem boas propriedades biológicas, possuem ainda alguns condicionalismos no que respeita às propriedades físicas que afetam a forma como são usados nos procedimentos restauradores e a eficácia dos mesmos.
Por conseguinte, o presente trabalho procura contribuir com algum conhecimento adicional sobre a forma como os procedimentos restauradores adesivos podem e devem ser efetuados sobre estes biomateriais usados nos tratamentos pulpares conservadores/regenerativos.
Resultados e impacto
Respeitando as limitações inerentes à metodologia empregue, o presente trabalho indicia que, com alguns biomateriais e condições, poderemos realizar tratamentos pulpares conservadores/regenerativos em uma única sessão clínica. É possível obter adesão entre os materiais restauradores e os cimentos de silicato de cálcio usados nos tratamentos pulpares.
Todavia, a avaliação dos padrões de fractura das interfaces adesivas testadas, revelou claramente que ainda existe margem para melhorar os procedimentos restauradores, pelo que continuam a ser alvo de investigação por parte do nosso grupo e faculdade.
João Carlos Ramos
Clinical Oral Investigations
Effect of restorative timing on shear bond strength of composite resin/calcium silicate-based cements adhesive interfaces
Fotografia de StockSnap @ Pixabay