Depois de uma ausência mais longa do que o habitual, voltamos ao contacto para mais uma, tão aguardada, edição da Voice*MED. Hoje, permitam-me que partilhe algumas preocupações com a ciência no mundo, em Portugal, na Região Centro e em Coimbra. À escala global, e na maioria das áreas, se não todas, vivemos hoje um período de desalinhamento científico (utilizando um recurso tão caro, e provinciano, aos cientistas... em inglês “scientific mismatch”), com a sociedade a exigir cada vez mais à ciência e a ciência a pressionar cada vez mais os cientistas. Se por um lado os cidadãos reivindicam, com cada vez mais autoridade e determinação, que os cientistas encontrem resposta para os seus problemas, como se viu com a produção de vacinas para a COVID-19, por outro a pressão constante a que são sujeitos a maior parte dos cientistas, para que sejam bem (ou muito bem) sucedidos nas suas investigações e consigam obter financiamento, reconhecimento, visibilidade e sobreviver numa carreira cientifica, fazem com que a ciência seja feita, muitas vezes, em condições que são longe das ideais.
Henrique Girão
O médico, investigador e coordenador do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) fala da importância da atribuição do Prémio Bial de Medicina Clínica 2022 e comenta o panorama da investigação científica a nível nacional.
[+ info]
O cirurgião e professor jubilado da FMUC fala do gosto pela prática desportiva e recorda momentos da juventude e do percurso académico e profissional.
[+ info]
Investigação inovadora pretendeu avaliar se a ressonância cerebral funcional podia melhorar a capacidade para discriminar as sequelas da asfixia perinatal no neurodesenvolvimento em diferentes domínios aos 18 meses de idade. Os dados obtidos poderão permitir fornecer aos pais uma previsão do futuro e efetuar um plano precoce de intervenção psicoterapêutica específica e dirigida, potenciadora de reabilitação.
[+ info]
Trabalho envolvendo 106 doentes com declínio cognitivo ligeiro constituiu o primeiro estudo compreensivo e multimodal em Portugal sobre marcadores sanguíneos associados aos mecanismos fisiopatológicos inerentes à Doença de Alzheimer (DA). Os resultados sugerem que estes marcadores poderão em breve representar um primeiro passo do processo de avaliação do risco de DA em pessoas com queixas cognitivas em vários níveis de referenciação.
[+ info]
Estudo piloto pretendeu avaliar fatores que contribuem para a adesão farmacológica ao tratamento da Hipertensão Arterial (HTA), através de entrevistas a grupos de foco de doentes. Os resultados alertam para a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que explique a razão pela qual a HTA está ainda aquém das metas de controlo, apesar de todos os esforços médicos.
[+ info]
Investigação pretendeu demonstrar a importância da saúde e da dieta maternas na modulação de mecanismos de balanço energético, utilizando animais expostos a ambientes obesogénicos no início de vida. Os resultados obtidos demonstraram que o estilo de vida materno e a nutrição pós-natal têm um papel fundamental na vida do recém-nascido, através da regulação do seu metabolismo.
[+ info]
Carolina Baptista
A estudante do primeiro ano do Mestrado Integrado em Medicina revela o fascínio que tem pelo corpo humano e o entusiasmo vivido por estar a estudar em Coimbra.
[+ info]