Teresa Almeida Santos distinguida pelo Ministério da Saúde

A professora da FMUC e diretora do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatalogia do CHUC foi homenageada pelo Ministério da Saúde com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro.

Investigadora do iCBR-FMUC participa na rubrica 'Mulheres da UC na Ciência'

Doutorada em Biologia (especialidade em Biologia Celular), Ana Paula Silva dá aulas na FMUC e é investigadora no iCBR. Dos projetos que atualmente tem em mãos, salienta a investigação feita sobre o impacto de substâncias ilícitas no cérebro e trabalhos na neurofarmacologia e neuropsiquiatria.

30 de março
Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do programa “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar”

Este programa de financiamento visa apoiar cinco projetos de investigação interdisciplinar, um em cada Área Estratégica da Universidade de Coimbra. O projeto VIVA, da investigadora do iCBR-FMUC Mónica Zuzarte, foi o premiado na área da Saúde.

27 de março
FMUC marca presença na FUTURÁLIA

Entre os dias 22 e 25 de março, a FMUC esteve representada no stand da Universidade de Coimbra na FUTURÁLIA - Feira de Oferta Formativa, Educação e Empregabilidade, em Lisboa.

14 de março
Projeto europeu junta instituições de 9 países para promover a saúde mental de crianças oriundas de famílias vulneráveis

O projeto europeu “Let’s Talk About Children”, coordenado em Portugal por Joaquim Cerejeira, psiquiatra e docente da FMUC, vai treinar profissionais para que adquiram competências que permitam reconhecer precocemente as necessidades psicossociais das crianças e das suas famílias.

1 de março
Universidade de Coimbra celebra 733 anos

A cerimónia comemorativa contou com a entrega do Prémio Universidade de Coimbra 2023 a Leonor Beleza, tendo o discurso dos méritos da laureada sido proferido pelo diretor da FMUC, Professor Carlos Robalo Cordeiro.

27 de fevereiro
“O desafio da medicina dentária interdisciplinar” em debate na XXXII Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra

A iniciativa conta com um vasto painel de conferencistas nacionais e internacionais para debater questões ligadas à periodontologia, endodontia, implantologia e outras disciplinas que reforçam o carácter interdisciplinar da medicina dentária.

10 de fevereiro
Docentes da FMUC realizam formação em Cuidados Paliativos em Cabo Verde

A convite do Ministério da Saúde de Cabo Verde e da diretora do Plano Nacional de Cuidados Paliativos de Cabo Verde, um grupo de médicos, coordenado pelos docentes da FMUC Marília Dourado e Hugo Ribeiro, do Centro de Estudos e Desenvolvimento dos Cuidados Continuados e Paliativos, deslocou-se à Cidade da Praia (ilha de Santiago) para realizar formação em Cuidados Paliativos a 100 profissionais de saúde daquele país.

9 de fevereiro
Cientistas da UC desenvolvem metodologia mais rápida para o diagnóstico genético de doença rara que pode levar à cegueira

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu uma metodologia rápida, económica e eficiente para o diagnóstico genético da Neuropatia Ótica Hereditária de Leber (LHON), uma doença rara que pode levar à cegueira. O estudo foi coordenado por Manuela Grazina, docente da FMUC e coordenadora do Laboratório de Biomedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT) do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.