GGI

Gabinete de Gestão de Investigação

Neste primeiro trimestre de 2023, o Gabinete de Gestão de Investigação (GGI) teve oportunidade de aprofundar parcerias já existentes e de procurar novas oportunidades de colaboração para projetos de investigação envolvendo docentes e investigadores da FMUC, tendo participado em diversos encontros a nível nacional e internacional. 

O GGI esteve ainda envolvido na organização da visita à FMUC de um elemento do Innovation Center da UMCG (University Medical Center Groningen), com o objetivo de estabelecer pontes entre as duas instituições em áreas previamente identificadas como de interesse mútuo. 

Adicionalmente, o GGI contribuiu ativamente para atividades de gestão de projetos em fase de implementação, tendo participado na organização de reuniões de lançamento e de consórcio dos seguintes projetos: CHAngeing e Healthy Loneliness, coordenados pelo investigador da FMUC João Malva, Let’s Talk About Children, coordenado na UC pelo docente da FMUC Joaquim Cerejeira, e TrainR4U, liderado na UC pelo docente da FMUC Luís Curvo Semedo.


Votos de um mês muito produtivo!


Flávio Reis
Coordenador do GGI


Breves


Projeto europeu
Let´s Talk About Children
visa promover a saúde mental de crianças
oriundas de famílias vulneráveis

A Universidade de Coimbra (UC), através do docente da FMUC Joaquim Cerejeira, coordena em Portugal o projeto europeu “Let’s Talk About Children” que pretende promover a saúde mental de crianças oriundas de contextos familiares vulneráveis, tais como, por exemplo, famílias em que há casos de doença mental, carências económicas ou dificuldades na integração social. Este projeto vai envolver professores e outros profissionais de educação e de saúde com o objetivo de adquirirem novas competências para trabalhar com as famílias em prol do bem-estar das crianças. Coordenado pela Universidade de Turku (Finlândia), o projeto foi financiado pela Comissão Europeia com cerca de 3 milhões de euros no âmbito do programa EU4Health, que apoia projetos que respondem a desafios na área da saúde. Vai estar em curso até 2025, envolvendo 14 instituições oriundas de 9 países (Finlândia, Portugal, República Checa, Bélgica, Itália, Estónia, Grécia, Polónia e Roménia).

No início do mês de fevereiro decorreu a reunião de lançamento do projeto em Helsínquia, com a presença das equipas de Portugal (FMUC e CHUC), bem como de todos os parceiros do projeto.

Decorreu na FMUC evento multiplicador e reunião de consórcio do projeto europeu Healthy Loneliness 

Decorreu na FMUC, no passado dia 16 de janeiro, o evento de divulgação do projeto europeu “Healthy Loneliness” financiado pelo programa ERASMUS+. Este projeto, liderado pela Universitat Politècnica de València (Espanha), e na UC pelo investigador da FMUC João Malva, tem como objetivo desenvolver conteúdos para diagnosticar e combater a solidão, dirigidos à comunidade em geral e aos profissionais de saúde em particular. Este evento multiplicador contou com a presença de mais de 30 participantes, a maioria deles colaboradores de instituições de apoio a seniores. No dia seguinte realizou-se a reunião de consórcio que trouxe a Coimbra toda a equipa do projeto, incluindo representantes da Universitat Politècnica de València (líderes do projeto), da Universidade de Lodz (Polónia) e das Instituições Las Naves (Valência, Espanha) e da E-seniores (Paris, França). 









Representante do Gabinete de Inovação da University Medical Center Groningen (UMCG) visita FMUC e reúne com investigadores e docentes 

Rosie Jordanova, do Gabinete de Inovação da UMCG, esteve no passado mês de março na FMUC. Esta visita, iniciativa do GGI, teve como objetivo estabelecer pontes entre as duas instituições em áreas previamente identificadas, com vista à dinamização de colaborações futuras. Foram promovidas várias reuniões com investigadores e docentes da FMUC. Teve também oportunidade de conhecer o novo Biobanco do CACC, através do seminário promovido pelo Doutor Artur Paiva.

Flagship call EIT health –
submissão de projetos ao primeiro cut-off

Terminou no mês de março a fase de submissão de projetos ao primeira cut-off da Falgship call do EIT Health. A preparação e submissão das propostas teve início em novembro do 2022, com a submissão da primeira fase da proposta. Após esta primeira fase de avaliação, as propostas convidadas a prosseguir para a segunda fase, preparam a proposta final, sendo que a equipa do EIT Health disponibiliza um programa de apoio intensivo à preparação das propostas. O prazo limite para submissão das propostas finais foi dia 1 de março, sendo que nos dias 15 e 16 de março decorreram as entrevistas de avaliação das propostas (hearings), com a presença de 3 avaliadores internacionais.

O GGI esteve ativamente envolvido na preparação da proposta CreatingValEU: a value-based health innovation Summer School, submetida à Flagship New Models to deliver healthcare. Esta summer school de 2 semanas liderada por Oxford University Hospitals, tem como objetivo abordar os princípios e conceitos chave de value-based healthcare (VBHC), bem como os desafios da sua implementação, identificação e validação de necessidades e processo de desenvolvimento de inovação em saúde. Dirigida a profissionais de saúde e estudantes, será ministrado em formato misto, com a primeira semana a decorrer on-line e a segunda presencialmente em Oxford. A Universidade de Coimbra participa nesta proposta através do docente e diretor da FMUC Carlos Robalo Cordeiro, fazendo também parte do consórcio a Technical University Delft (TUDelf), dos Países Baixos, o DEX Innovation Centre (Républica Checa) e a Universidade NOVA de Lisboa.

Projeto europeu TrainR4U promove reunião de lançamento do segundo ano do projeto

Decorreu durante o mês de março a reunião de lançamento do segundo ano do projeto europeu financiado pelo EIT Health “TrainR4U – Training Robot for Ultrassound”. Estiveram presentes todos os parceiros do projeto, incluindo os novos parceiros Trinity Coledge of Dublin e Tecnalia Research & Innovation. Este projeto é liderado na UC pelo docente da FMUC Luís Curvo Semedo, e tem como objetivo a criação e implementação do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica, curso certificado pela UC, que tem como objetivo principal capacitar profissionais de saúde e estudantes a adquirir conhecimentos, competências e experiência na utilização de ecógrafo e sondas, identificação de patologias através de imagens ecográficas e obtenção de imagens ecográficas na região abdominal, incorporando os conhecimentos na prática clínica. TrainR4U é liderado pelo IPN, fazendo parte deste consórcio internacional, para além da UC, as seguintes instituições: CHUC, Sensing Future Technologies, Hospital Parc Sanitari Sant Joan de Deu, NOVA Medical School e Tecnalia Research & Innovation. 

Interreg Europe Interregional cooperation forum:
Europe Let’s Cooperate!

O GGI marcou presença no passado dia 15 de março no evento “Europe Let’s Cooperate!” promovido pelo Programa de Financiamento Interreg Europe, realizado em Estocolmo, na Suécia. Este programa de cooperação inter-regional, cofinanciado pela União Europeia, ambiciona, para o período entre 2021 e 2027, reduzir as disparidades no nível de desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida no espaço Europeu. Este evento foi organizado com o objetivo de marcar a abertura da segunda call para submissão de candidaturas, providenciando um espaço informativo sobre a call, dinamizando sessões de networking e de partilha de ideias e experiências. Foi ainda possível agendar reuniões individuais com o secretariado do Programa Interreg Europa para esclarecer questões.

Estes eventos revestem-se de particular importância porque permitem promover a FMUC, dando a conhecer os interesses dos investigadores e docentes da nossa Escola, abrindo a possibilidade de integrarem consórcios para futuras candidaturas.

Interreg Espanha Portugal
Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP)

O POCTEP foi elaborado por Espanha e Portugal com o objetivo de desenvolver estratégias competitivas que ajudem a superar os desafios inerentes à zona fronteiriça de ambos os países. Para o período 2021-2027 é expectável que sejam lançadas 7 convocatórias para projetos que promovam a cooperação transfronteiriça alinhados com as prioridades que respondem aos Objetivos Políticos e aos Objetivos Específicos definidos pelo Programa. As primeiras convocatórias decorreram entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023 e a Universidade de Coimbra, através da FMUC, integrou duas propostas, nomeadamente: - “Abordagem teranóstica inovadora baseada em nanomateriais multifuncionais para o cancro do pâncreas”, coordenada pela Universidade de Aveiro e liderada na UC pela docente da FMUC Filomena Botelho; - “Cooperação para o desenvolvimento de novas soluções para oftalmologia”, coordenada pelo Instituto Politécnico da Guarda e liderada na UC pelo Investigador da FMUC Francisco Ambrósio.

Projeto submetido ao Programa Erasmus +

Erasmus+ é o Programa de financiamento da União Europeia que procura apoiar a educação, a formação, a juventude e o desporto no espaço Europeu. Com um orçamento de 26,2 bilhões de euros, para o período 2021-2027, o Erasmus + procura apoiar as prioridades e atividades definidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda Europeia de Competências, com oportunidades de financiamento vocacionadas para a mobilidade e cooperação no ensino superior, treino e educação vocacional, educação escolar, juventude e desporto.

A oportunidade de financiamento “KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education” esteve aberta até ao passado dia 22 de Março e a Faculdade de Medicina, através de uma equipa liderada por João Malva, integrou a proposta coordenada pela EuroSante, France, intitulada “Star’Ship - Start the Journey to Entrepreneurship”.