Chegou finalmente o Verão! Tempo de férias, descanso e procrastinação. Ainda que longe da intensidade e imposição do final de ano, é altura também para alguma reflexão e balanço. E se na natureza é época para armazenar alimentos para o período de privação que traz o Inverno, o Verão é igualmente a altura para descansar e retemperar forças e energias para o início de um novo ciclo. O Verão é sinónimo de dias longos e quentes, a convidar ao convívio fora de casa. É tempo de melancias, mas também de gelados e mosquitos (já não há pirilampos...). Infelizmente, os nossos beirais já não merecem a confiança das andorinhas para depositar os seus ovos, e o nosso céu deixou de ser a tela onde se pintam nuvens esvoaçantes destas aves tão coladas ao Verão.
Henrique Girão
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra destaca a importância da Universidade de Coimbra na dinâmica da cidade e dá conta dos principais projetos e especificidades do seu mandato.
[+ info]
A ex-diretora do Serviço de Ginecologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e antiga regente da cadeira desta especialidade na FMUC relembra episódios da sua vida e destaca aquilo de que mais se orgulha no seu percurso clínico e académico.
[+ info]
Trabalho aplicou protocolo de revisão sistemática sobre intervenções não farmacológicas capazes de melhorar a qualidade de vida em idosos com necessidades paliativas, acompanhados em cuidados de saúde primários. Esta revisão poderá constituir um contributo importante não apenas para o conhecimento destas intervenções, mas também no acesso mais precoce e robusto às mesmas.
[+ info]
Estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do protocolo CAMBRA – que visa a análise dos fatores de risco e de proteção para a cárie – na redução da incidência de cáries dentárias e da carga bacteriana cariogénica. Os resultados revelaram uma clara necessidade de desenvolvimento de estudos clínicos que permitam avaliar a eficácia deste protocolo e dos seus componentes individualmente.
[+ info]
Foi realizado um estudo retrospetivo e observacional em adultos doentes que foram internados e que faleceram numa Unidade de Cuidados Paliativos. Este estudo demonstrou a primazia na prescrição de fármacos com o objetivo de controlo sintomático em cuidados paliativos, que se acentua com o aproximar da morte, reforçando assim a extrema importância de antever problemas, reavaliar e readaptar constantemente estes cuidados às novas necessidades.
[+ info]
Investigação explorou mecanismos através dos quais as moléculas são selecionadas para integrarem vesículas extracelulares (VEs), pequenos pacotes de informação libertados pelas células, e o impacto que este processo pode ter em situação de doença. Com recurso a linhas celulares humanas e ensaios bioquímicos in vitro, foi descoberto um novo mecanismo para a seleção de pequenas moléculas de RNA a incorporar em VEs.
[+ info]
Mariana Robalo Cordeiro
A aluna do Doutoramento em Ciências da Saúde da FMUC fala de uma das máximas que rege a sua vida perante escolhas difíceis, e de como a paixão pela especialidade médica pela qual enveredou é cada vez maior.
[+ info]