PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Trabalho evidencia necessidade de melhor conhecimento
de intervenções não farmacológicas em doentes
com necessidades paliativas  

Sobre o estudo

Nos últimos anos, o número de pessoas com doença crónica tem vindo a aumentar, maioritariamente devido ao envelhecimento da população. Desta forma, alguns destes doentes terão, ao longo da vida, um diagnóstico de doença crónica, progressiva, incurável e ameaçadora de vida, enquadrando-se no que actualmente se entende como doente com necessidades paliativas. 

Os cuidados paliativos pretendem ser uma disciplina de prestação de cuidados com foco principal na melhoria da qualidade de vida, dos doentes e das suas famílias/cuidadores, através da identificação precoce, avaliação e prevenção do sofrimento bem como do tratamento de problemas potencialmente geradores desse sofrimento, abrangendo a dimensão dos problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais. 

Parte destes doentes, sobretudo enquanto apresentam baixo nível de complexidade, são acompanhados pelos cuidados de saúde primários, tornando extremamente importante que os médicos de família possam conhecer quais as intervenções, com prova científica prestada, com impacto na qualidade de vida e que possam ser desenvolvidas no âmbito dos cuidados primários. O artigo publicado descreve um protocolo de revisão sistemática sobre intervenções não farmacológicas capazes de melhorar qualidade de vida em doentes idosos acompanhados em cuidados de saúde primários.


Resultados e impacto

Através do conhecimento das intervenções não farmacológicas com impacto na qualidade de vida de doentes com necessidades paliativas, cada vez mais doentes acompanhados em cuidados primários poderão ter acesso, de forma mais precoce e robusta, a estas intervenções. 

Esta revisão poderá ser um contributo importante, a par de mais formação em cuidados paliativos e desenvolvimento logístico e estrutural dos serviços, para o desenvolvimento do “Primary Palliative Care” em Portugal.


Carlos Cardoso
Bárbara Gomes


BMJ Open 
Non-pharmacological interventions in primary care to improve the quality of life of older patients with palliative care needs: a systematic review protocol


Fotografia de eberhard 🖐 grossgasteiger @ Unsplash