Sobre o estudo
A cárie dentária é uma das patologias mais frequentes, sendo a principal causa de perda de dentes. É uma patologia multifactorial que ocorre devido a um desequilíbrio entre o hospedeiro, o ambiente e o microbioma oral, resultando numa desmineralização das estruturas dentárias.
O tratamento restaurador da cárie dentária foi, durante muito tempo, considerado o único tratamento válido. Contudo, este tipo de tratamento não é capaz de modificar, per si, a importância de outros fatores de risco, tornando os doentes suscetíveis a múltiplos retratamentos, cáries secundárias e desenvolvimento de novas lesões. Assim, a abordagem da cárie dentária passou a ser planeada de forma a que o foco não seja apenas o diagnóstico mas também a identificação de fatores de risco e o desenvolvimento de planos de tratamento individualizados.
Neste contexto, surgiu, em 2007, o Caries Management by Risk Assessment (CAMBRA). O protocolo CAMBRA visa a análise dos factores de risco e de proteção para a cárie, através de um exame clínico e de um questionário estruturado, e posterior atribuição de um plano de tratamento restaurador e preventivo individualizado.
O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do protocolo CAMBRA na redução da incidência de cáries dentárias e da carga bacteriana cariogénica.
Resultados e impacto
Os resultados da revisão sistemática revelam que, tendo em conta os estudos incluídos, o protocolo CAMBRA não está associado a uma diminuição da incidência de lesões de cárie dentária e/ou carga bacteriana cariogénica (Streptoccous mutans e Lactobacillus spp.).
Há uma clara necessidade de desenvolvimento de estudos clínicos, com uma adequada metodologia e tempo de follow-up, de forma a avaliar a eficácia do protocolo CAMBRA e dos seus componentes individualmente.
Assim, o aconselhamento de inclusão do protocolo CAMBRA na prática clínica diária de um Médico Dentista só deve ocorrer após validação clínica do mesmo.
Eunice Carrilho
Dentistry Journal
CAMBRA Protocol Efficacy: A Systematic Review and Critical Appraisal
Fotografia de Mufid Majnun @ Unsplash