Car@s colegas,
Na newsletter deste mês do Gabinete de Gestão de Investigação (GGI) temos o grato prazer de anunciar a aprovação para financiamento de 3 propostas de investigação e/ou inovação: i) o PLANTS4AGEING, coordenado pela UC sob a liderança da Investigadora da FMUC Mónica Zuzarte, financiado pelo concurso Promove da Fundação La Caixa em parceria com a FCT; ii) o INE-CSC, uma COST ACTION liderada na UC pela Docente da FMUC Margarida Abrantes; iii) o HIVE, um projeto destinado à inovação e empreendedorismo nas áreas da saúde e digital, aprovado pelo EIT - HEI Initiative Innovation Capacity Building for Higher Education, cuja candidatura foi desenvolvida na UC em estreita colaboração entre a FMUC (através do GGI) e a UC Business. São estas notícias que nos devem animar a todos para conseguir cada vez mais e melhor para a nossa Escola. Os colaboradores da FMUC podem continuar a contar com o apoio próximo do GGI na procura de Calls e na submissão de novas candidaturas, bem como na gestão dos projetos aprovados e em fase de implementação.
Na edição deste mês damos ainda conta de um evento de matchmaking do programa Innovative Health Initiative (IHI), que contou com a presença do GGI, e de dois projetos que receberam apoio do Gabinete, um na fase de submissão (Let´s Talk About Children) e o outro já em implementação (TrainR4U).
Votos de um mês inspirado e proveitoso!
Flávio Reis
Coordenador do GGI
Breves
Projetos recentemente aprovados,
submetidos com o apoio do GGI
PLANTS4AGEING: Potencial das plantas aromáticas e medicinais no envelhecimento cardiovascular
O projeto PLANTS4AGEING, coordenado pela Universidade de Coimbra sob a liderança da Investigadora da FMUC Mónica Zuzarte, foi selecionado como um dos vencedores da última edição do concurso Promove da Fundação La Caixa em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este programa visa apoiar as iniciativas mais promissoras e inovadoras, em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior com dinâmicas fronteiriças. O consórcio é ainda constituído pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, a Universidade de Salamanca, a Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova e a empresa QualityPlant, Lda. Este projeto de 3 anos visa o desenvolvimento de um produto inovador para mitigar o envelhecimento cardiovascular e aumentar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. O projeto irá capitalizar as plantas aromáticas e medicinais, valorizando o património natural da região de Castelo Branco e zona fronteiriça.
Implementation Network Europe for Cancer Survivorship Care - INE-CSC
Este projeto, coordenado pela University College Cork, foi um dos 70 aprovados pela European Cooperation in Science & Technology (COST Actions). Liderado na Universidade de Coimbra pela Docente da FMUC Margarida Abrantes, esta Ação COST conta com a participação de 24 países (20 europeus, Estados Unidos, Austrália, Hong Kong SAR e Malásia) e 54 proponentes de entidades diversas, incluindo da Academia e da Investigação, Empresas, NGOs e Governamentais. O projeto tem como principal objetivo a criação de uma rede para apoiar a investigação e potenciar a permuta de boas práticas na área dos cuidados a doentes sobreviventes de cancro, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
HEI Innovation for Knowledge Intensive Entrepreneurship – HIVE
Submetido em fevereiro deste ano à call do EIT - HEI Initiative Innovation Capacity Building for Higher Education, o projeto HIVE, liderado pela University of Latvia, foi aprovado recentemente para financiamento. A candidatura foi desenvolvida na UC em estreita colaboração entre a FMUC (através do GGI) e a UC Business.
O projeto tem como principal objetivo capacitar as Instituições de Ensino Superior (Higher Education Institutions – HEI) envolvidas no consórcio (University of Latvia, Universidade de Coimbra, Riga Stradins University, Czech University of Life Sciences Prague, University of Applied Sciences Wiener Neustadt, TED University e ESSEC Business School) para a inovação e empreendedorismo nas áreas da saúde e digital.
Reunião de consórcio do projeto Training Robot for Ultrassound (TrainR4U)
Decorreu nos dias 8 e 9 de junho no Instituto Pedro Nunes (IPN) a primeira reunião do consórcio do projeto TrainR4U. Este projeto, liderado na UC pelo Docente da FMUC Luís Curvo Semedo, visa implementar um curso à distância em ecografia abdominal, com uma componente prática hands-on, utilizando o robot desenvolvido pelo IPN e a empresa Sensing Future Technologies, que permite o acompanhamento à distância pelo professor durante a componente prática do curso. O projeto é liderado pelo IPN, fazendo parte deste consórcio europeu além da UC, o CHUC, a Sensing Future Technologies de Portugal, Hospital Parc Sanitari Sant Joan de Deu de Espanha e Karolinska Institutet da Suécia. Na UC participa ainda, para além da FMUC, o Núcleo de Ensino à Distância da UC.
Sessão de lançamento e evento de matchmaking do programa Innovative Health Initiative (IHI)
No dia 14 de junho decorreu o evento de lançamento das novas calls do programa Innovative Health Initiative (IHI). Este programa, que surge na continuidade do anterior programa IMI (Innovative Medicines Initiative), constitui uma parceira pública-privada, com o objetivo de potenciar a investigação e inovação em saúde, envolvendo vários sectores de atividade e estabelecendo novas parcerias. Da indústria participam a COCIR, EFPIA (incluindo a Vaccines Europe), EuropaBIO e MEdTech Europe, incluindo assim parceiros além da indústria farmacêutica, uma das grandes alterações na transição deste programa. Este evento proporcionou ainda a possibilidade das várias entidades agendarem reuniões para a formação de consórcios e estabelecimento de parceiras, através do brokerage event, no qual o GGI marcou presença.
As versões finais das novas calls do IHI serão conhecidas no final de junho, sendo que os drafts já estão disponíveis e podem ser consultados aqui. Encontra-se a decorrer o ciclo de webinars dedicados a cada call, podendo ser revistos aqui.
Projetos submetidos com o apoio do GGI
Let´s Talk About Children
O projeto Let´s Talk About Children, liderado pela MIELI Mental Health Finland, organização Finlandesa na área da saúde mental, cuja missão é a promoção e capacitação da sociedade para os problemas relacionados com a Saúde Mental, foi submetido recentemente ao programa de financiamento EU4Health. Com um consórcio composto por 13 instituições de 10 países diferentes, Let´s Talk About Children tem como objetivo desenvolver e implementar em cada país parceiro uma intervenção nacional e integrada para a promoção da saúde mental infantil, replicando e adaptando a experiência acumulada pela MIELI Mental Health Finland nos seus 20 anos de experiência. Em Portugal, o projeto é liderado pela Universidade de Coimbra, através do Docente da FMUC Joaquim Cerejeira, contando com a participação do CHUC e apoio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
EYS on Retinitis Pigmentosa
O projeto EYS on Retinitis Pigmentosa, liderado pelo Dr. João Pedro Marques, foi submetido à Bolsa D. Manuel de Mello. Estas bolsas pretendem galardoar trabalhos de investigação de jovens médicos que desenvolvam projetos de investigação clínica, no âmbito das Unidades de Investigação e Desenvolvimento das Faculdades de Medicina portuguesas.
VICking
O projeto VICking: unveiling the link between transcriptome changes in Valve Interstitial Cells with extracellular matrix stiffening in aortic valve stenosis, liderado pela Doutora Tânia Marques foi submetido ao Prémio Maia de Sousa. Este prémio visa galardoar e apoiar até cinco jovens investigadores portugueses até aos 35 anos, residentes em Portugal ou no estrangeiro, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde.
EVENTOS
How to design a mobile health app
Summer Science Exhibition 2022
Exibition
6 a 10/7/2022
A Exposição Anual de Ciência de Verão da Royal Society volta ao centro de Londres neste verão, oferecendo uma experiência interativa para qualquer pessoa curiosa acerca dos mais recentes avanços em ciência e tecnologia. Entre em contato com células solares alimentadas por bagas, descubra como pode procurar espécies desconhecidas no seu quintal ou acompanhe cientistas que projetam a tecnologia de cura remota.
European Research and Innovation Days