Editorial

Chegou finalmente o Verão! Tempo de férias, descanso e procrastinação. Ainda que longe da intensidade e imposição do final de ano, é altura também para alguma reflexão e balanço. E se na natureza é época para armazenar alimentos para o período de privação que traz o Inverno, o Verão é igualmente a altura para descansar e retemperar forças e energias para o início de um novo ciclo. O Verão é sinónimo de dias longos e quentes, a convidar ao convívio fora de casa. É tempo de melancias, mas também de gelados e mosquitos (já não há pirilampos...). Infelizmente, os nossos beirais já não merecem a confiança das andorinhas para depositar os seus ovos, e o nosso céu deixou de ser a tela onde se pintam nuvens esvoaçantes destas aves tão coladas ao Verão. Talvez tenham viajado para outras paragens, onde por certo terão encontrado condições de acolhimento mais atrativas e acolhedoras. O Verão é, sem dúvida, uma estação associada à felicidade. Porquê? Porque estudos científicos mostraram que uma maior exposição ao sol induz a produção de dopamina, melatonina e serotonina, neurotransmissor responsável pelo nosso humor. Isto pode ser um bom incentivo para levar as pessoas a desfrutar, com as devidas cautelas, dos benefícios do sol de Verão. 


Este é um dos objetivos da comunicação de ciência. Dar a conhecer às pessoas, de uma forma simples e acessível, como a natureza funciona. Mostrar como a ciência nos pode ajudar a viver num mundo melhor. Explicar como novas descobertas podem contribuir para o tratamento e a prevenção de doenças. É essa também a missão de uma Faculdade de Medicina, contribuir para uma sociedade com mais informação e cultura científicas. Seguramente que cidadãos mais conhecedores do progresso científico estarão mais e melhor preparados para enfrentar desafios, vencer problemas e desvanecer medos e mitos. É precisamente isto que o iCBR e a FMUC pretendem fazer, no próximo dia 9 de julho, com a realização de um piquenique, no Polo 3 da Universidade de Coimbra, aberto a toda a sociedade. O objetivo desta iniciativa é, num ambiente descontraído e festivo, aproximar os cidadãos da ciência, alertando para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, incluindo uma alimentação saudável e prática de exercício físico. Este evento contará com música, tertúlias, workshops de culinária, sessão de mindfulness, exposições e atividades dirigidas a crianças. A organização do “PicNic com Saúde” tem envolvido muita gente, da FMUC e do iCBR, em mais uma prova da enorme dedicação e amor à instituição. Não percam esta oportunidade e aproveitem um dia de verão diferente, com muita ciência e saúde.


Este foi também o mês da tomada de posse dos novos presidentes do NEM e NEMD, Guilherme Lindeza e Edna Caldeira, respetivamente. Nesta altura de passagem de testemunho, quero deixar uma palavra de apreço e admiração pelo trabalho dos seus antecessores, pelo seu excecional mandato, que tanto dignificou a FMUC e os seus estudantes.

Esta edição da Voice*MED conta, em 4´33´´, com uma entrevista ao Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, que nos dá conta dos seus planos para atrair investimento para a cidade de Coimbra, essencial para dar um novo impulso à nossa Cidade. Em “Do curso de Medicina”, desvendamos o percurso de vida de Isabel Torgal, responsável por ajudar a gerar tantas outras vidas. Em “Isto é FMUC”, Rui Alves, diretor da Clínica Universitária de Nefrologia, explica-nos como é preciso ser curioso para perceber o funcionamento complexo do rim. Mariana Robalo Cordeiro conta-nos, em “Lucerna”, como o conselho da avó Olga foi fundamental para a escolha, temida mas inevitável, da especialidade de Ginecologia/Obstetrícia. Em “Fora da Medicina”, convidamos todos a estarem presentes no “PicNic com Saúde”. Por fim, Filipa Baptista prescreve uma boa dose de indie-rock e piano, em tempos de guerra. 



Henrique Girão


Voltar à newsletter #38