Lucerna

Falar sobre a escolha mais importante que tive de fazer ao longo da minha vida não é um exercício nada fácil. Ao aceitar este desafio estava longe de imaginar a profunda reflexão que espoletou… Concluí que o que mais me fascina na tomada de decisões relativas ao meu percurso, seja este pessoal ou profissional, é a fugacidade da enorme ansiedade associada às mesmas. Serão estas decisões assim tão determinantes? A verdade é que quem somos e onde estamos resulta da soma das nossas escolhas e rejeições. Quem seríamos se em vez de A tivéssemos optado por B? Por vezes, perco-me nestes devaneios... Mas hoje venho falar-vos do meu caminho A, porque o respetivo ao restante abecedário talvez nunca terei consciência de como seria.

Ora, em novembro de 2019 escolhi a especialidade em que me encontro atualmente: Ginecologia/Obstetrícia. Poucos são os que sabem que esta minha escolha foi tomada de forma temida, mas apoiada e motivada pela minha avó Olga, por quem nutria/nutro uma incomensurável admiração e amor. A minha avó costumava dizer-me que "O Homem é do tamanho dos seus sonhos e quando coloca paixão no que sonha, então a sua materialização é inevitável. Por isso, Mariana, escolhas a especialidade que escolheres, coloca paixão e sonhos no que fizeres e serás feliz." E assim foi.

Desde o início do internato de Ginecologia/Obstetrícia que abracei a especialidade com total entrega e dedicação. A paixão nasceu e, desde então, tem crescido de forma galopante, dando lugar a uma enorme satisfação e realização. Assim, e de forma natural, os desafios e as oportunidades têm surgido, sendo o programa de doutoramento um claro exemplo disso.

Sinto-me feliz com o caminho que estou a percorrer, tendo perfeita consciência de que muitos momentos decisivos e determinantes estarão para vir.

Com estas breves palavras queria essencialmente transmitir uma das máximas que rege a minha vida perante uma escolha difícil: a motivação intrínseca que nos leva a tomar uma decisão deve ser assente quer em intuições muito fortes quer num suporte sólido pelos nossos mentores supremos - A Família, Os Amigos, Nós Próprios.

Mariana Robalo Cordeiro é estudante do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Lucerna

Ilustração por Ana Catarina Lopes