Editorial

É altura para mais uma Voice*MED, esta em formato de edição especial tendo em conta a época festiva que atravessamos. Para esta edição, num momento tão particular, tínhamos necessariamente que incluir gente muito especial. Para este número da newsletter, decidimos homenagear o que de mais valioso tem a nossa Faculdade, os estudantes. Não somos seguramente a melhor Faculdade de Medicina do mundo, mas não tenho dúvidas de que a FMUC tem os melhores estudantes do mundo. Não apenas pelas suas inquestionáveis qualidades académicas, mas também por tudo aquilo que faz destes estudantes diferentes. De facto, ser estudante da FMUC não é só assistir a aulas, aprender matérias ou fazer exames. É muito mais do que isso... é a participação ativa em múltiplas outras atividades que faz destes estudantes mais do que meras pessoas que passam pela FMUC para aprenderem a ser médicos. E mesmo quando exercerem a sua profissão, serão também diferentes por terem vivido e crescido neste ambiente único, que levam consigo para a vida. 


Henrique Girão

[+ info]

FMUC em notícias

4_33

4'33'' 

Maria Loio

A presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra e aluna do quarto ano de Medicina da FMUC conta o que a levou a juntar-se a este núcleo e como tem sido a experiência no cargo.

[+ info]

Do curso de Medicina

Do Curso de Medicina

Catarina Dourado 

A estudante do sexto ano de Medicina da FMUC fala da infância, dos anos de curso e de planos para o futuro, e faz igualmente o balanço do mandato como presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.

[+ info]

Hospital do Ursinho

Isto é FMUC

Publicações em destaque

Ana Cláudia Apolónio

Trabalho consistiu na realização de uma revisão sistemática com o objetivo de recolher a melhor evidência científica sobre a utilização de desinfetantes cavitários antes da realização de restaurações em dentes temporários. Resultados indiciam a necessidade de mais estudos clínicos que validem a utilização de desinfetantes cavitários neste tipo de dentição e com protocolos bem definidos.


 [+ info]

Joana Silva Reis

Estudo avaliou eficácia de obturador velofaríngeo na fonação de doentes portadores de fenda lábio palatina durante a realização do tratamento ortodôntico. Os resultados apresentaram melhorias ao nível da hipernasalidade e inteligibilidade do discurso, revelando uma possibilidade de tratamento com um impacto psicológico positivo nestes doentes.


 [+ info]

Alexandre Roldão Fernandes

Meta-análise pretendeu estudar a influência de procedimentos cirúrgicos da epilepsia nos níveis do Quociente de Inteligência (QI) de crianças e averiguar se resultados diferem entre procedimentos curativos e paliativos. Os dados obtidos revelaram que não são expectáveis descidas importantes do QI no pós-operatório, e que não será necessário um programa de educação especial para as crianças intervencionadas após a cirurgia.


 [+ info]

Leonor Bernardes

Trabalho desenvolveu protocolo de revisão sistemática e meta-análise com o objetivo de perceber se intervenções baseadas na internet têm mais benefícios do que intervenções tradicionais no controlo da tensão arterial em doentes com hipertensão. Espera-se que os resultados desta revisão possam auxiliar os médicos na formulação do plano de tratamento da hipertensão.



 [+ info]

Gabinete de Gestão
de Investigação

icoLucerna

João Pedro Matos
O médico-dentista destaca a importância da sua formação na FMUC
e o desafio de ter sido presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina Dentária
da Associação Académica de Coimbra.     
 

[+ info]

Lucerna

Irina Rodrigues

PRESCRITO POR

Salão Brazil

FORA DA MEDICINA