PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Estudo propõe nova perspetiva na abordagem da hipertensão que alia a Internet
à prática clínica


Sobre o estudo

A Hipertensão é, hoje em dia, a maior causa de doença e morte cardiovascular a nível mundial. Num mundo onde a internet faz parte do nosso dia-a-dia, usá-la como um aliado nesta luta contra a hipertensão torna-se uma possibilidade. Vários estudos foram já desenvolvidos de modo a averiguar a eficácia de várias estratégias baseadas na internet para melhorar o controlo da tensão arterial.

Assim sendo, desenvolvemos um protocolo de revisão sistemática e meta-análise, com o objetivo de perceber se estas intervenções baseadas na internet têm mais benefícios que as intervenções tradicionais no controlo da tensão arterial em doentes com hipertensão e para identificar as características das intervenções com melhores resultados.

Começámos por realizar uma pesquisa em bases de dados eletrónicas baseada em palavras-chave, incluindo todos os RCTs (Randomized Controlled Trials) que comparam o efeito de intervenções baseadas na internet com intervenções tradicionais em doentes com hipertensão, realizados até outubro de 2020 e sem qualquer restrição de idioma. 

De seguida fizemos uma descrição narrativa e meta-análise dos estudos incluídos. Extraímos também as características das várias intervenções estudadas de modo a poder identificar as características das intervenções com melhores resultados, sugerindo um modelo para a intervenção ideal.


Resultados e impacto

A epidemiologia, patofisiologia e as consequências de uma tensão arterial elevada são já conhecidas, e há evidência de que o controlo da mesma é eficaz na redução da mortalidade e morbilidade prematuras.


No entanto, apesar de dispormos de vários estudos que comprovam a eficácia de várias medidas e estratégias para o controlo da tensão arterial, este continua a ser difícil de atingir, pelo que se torna urgente perceber o porquê.


O nosso protocolo explora uma nova perspectiva na abordagem da hipertensão, aliando a internet à prática clínica. Ao extrairmos as características das várias intervenções baseadas na internet estudadas e selecionando as características associadas a melhores resultados esperamos poder sugerir um modelo de intervenção ideal. 


Deste modo, esperamos que os resultados da nossa Revisão Sistemática possam auxiliar os médicos no processo de formulação do plano de tratamento da hipertensão.


Leonor Bernardes


Mestrado Integrado em Medicina
Título da dissertação:
Web-based Interventions to improve blood pressure control in patients with Hypertension.
Protocol for a Systematic Review


Fotografia de Mufid Majnun @ Unsplash



Voltar à newsletter #32