15 de dezembro
Deteção precoce e prevenção da leucemia na população adulta do concelho de Coimbra

A FMUC, em conjunto com profissionais de saúde, está a realizar um estudo que visa a deteção precoce de leucemia a pessoas maiores de 18 anos inscritas nos centros de saúde do concelho de Coimbra. Este estudo faz parte do projeto IDIAL-NET, um projeto inovador e colaborativo entre Portugal e Espanha.

6 de dezembro
Professor da FMUC eleito para
presidir à BBB Academy

Fernando Guerra, professor de Medicina Dentária da FMUC, foi eleito Presidente da Bone, Biomaterials & Beyond Academy (BBB Academy) para o próximo mandato, que tem início em 2025. A BBB Academy é uma academia internacional de âmbito científico, sem fins lucrativos.

2 de dezembro
Carlos Robalo Cordeiro toma posse
como diretor da FMUC

Carlos Robalo Cordeiro foi eleito diretor da FMUC para o biénio 2021-2023. A cerimónia de tomada de posse decorreu na Sala do Senado.

30 de novembro
Estudo da UC revela como a doença de Parkinson pode ter origem no intestino

A equipa, liderada por Sandra Morais Cardoso, docente da FMUC, e por Nuno Empadinhas, investigador do CNC-UC, estudou, em ratinhos, os efeitos da ingestão crónica de BMAA, uma toxina produzida por cianobactérias e outros micróbios. O estudo decorreu durante os últimos cinco anos e foi financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em mais de meio milhão de euros. Os resultados do estudo foram publicados na Gut, revista internacional de referência na área da gastroenterologia.

29 de novembro
UC realiza ensaio clínico pioneiro com dispositivo médico para treinar o cérebro
de crianças em casa

Uma equipa multidisciplinar de cientistas da UC vai realizar o primeiro ensaio clínico em Portugal com um tratamento inovador para crianças e adolescentes que sofrem de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) ou Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), a ser realizado em casa. Esta nova abordagem de tratamento foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu STIPED, que envolve a colaboração científica entre 10 universidades, clínicas e empresas de toda a Europa, incluindo a UC. Miguel Castelo-Branco, professor da FMUC, é o coordenador da equipa portuguesa.

26 novembro
Catarina Costa conquista Bronze

A estudante de Medicina da FMUC e Judoca da Associação Académica de Coimbra conquistou a Medalha de Bronze no Gram Slam de Abu Dhabi.

26 de novembro
UC lidera consórcio que pretende implementar rede estratégica para a Medicina Genómica na Região Centro

Ter a funcionar uma rede de referência para a área da medicina genómica na região Centro do País, dentro de dois anos, é o grande objetivo de um consórcio liderado pela UC, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Fernando Regateiro, professor catedrático da FMUC, é o coordenador deste consórcio.

25 de novembro
Equipa de investigação da FMUC distinguida pela Sociedade Portuguesa de Hematologia

Uma equipa de docentes e investigadores da FMUC foi distinguida com duas Bolsas de Investigação pela Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), durante a Reunião Anual da SPH, que decorreu em Espinho.

21 de novembro
Catarina Costa campeã Nacional
de Seniores 2021

A atleta olímpica e estudante de Medicina da FMUC sagrou-se Campeã Nacional de Judo em -48 kg, no último dia dos Nacionais disputado em Cernache, Coimbra.

20 de novembro
FMUC associa-se à Rede de Laboratórios Colaborativos com o Colab4Ageing

Recentemente reforçada com nove laboratórios,
a Rede de Laboratórios Colaborativos (CoLAB) conta agora com o Colab4Ageing, sedeado na UC, que obteve classificação máxima no concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Este Laboratório Colaborativo pretende contratar 27 recursos humanos qualificados durante os primeiros
5 anos da sua implementação.