PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Trabalho analisa efeito de desinfetantes cavitários na dentição temporária

Sobre o estudo

Foi realizada uma revisão sistemática no âmbito da Dentisteria Operatória, a fim de recolher a melhor evidência científica sobre a utilização de desinfetantes cavitários antes da realização de restaurações em dentes temporários. Como tal, realizou-se uma pesquisa em várias bases de dados e, após análise, foram incluídos apenas os artigos que preenchiam os critérios de inclusão definidos previamente.

Numa altura em que a utilização dos desinfetantes cavitários na dentição permanente se encontra já amplamente estudada e validada, era também necessário proceder à avaliação do seu efeito na dentição temporária.


Resultados e impacto

A clorhexidina foi o desinfetante mais estudado e a sua utilização não compromete a adesão em dentes temporários. O hipoclorito de sódio foi identificado como uma alternativa promissora, no entanto, carece de mais estudos para ser utilizado de forma segura. 

Apesar dos resultados obtidos, são necessários mais estudos, nomeadamente clínicos, que validem a utilização de desinfetantes cavitários neste tipo de dentição e com protocolos bem definidos.

Deve também ser avaliada a incorporação dos desinfetantes nos sistemas adesivos a aplicar, uma vez que a diminuição do número de passos clínicos e, consequentemente, do tempo de consulta, é crucial em Odontopediatria.

Ana Cláudia Apolónio


Mestrado Integrado em Medicina Dentária
Título da dissertação:
Effect of cavity disinfectants on adhesion to temporary teeth – a systematic review

Fotografia de jarmoluk @ Pixabay