PUBLICAÇÕES
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Estudo-piloto avalia utilização
de obturadores velofaríngeos em doentes
com fenda lábio palatina

Sobre o estudo 

A fenda lábio palatina é a malformação congénita mais frequente da cabeça e do pescoço. Após o encerramento cirúrgico da fenda palatina, pode surgir uma disfunção velofaríngea, acarretando consequentemente um conjunto de implicações ao nível da fonação, sucção, deglutição, função do ouvido médio e no bem-estar interpessoal. O tratamento da disfunção velofaríngea pode ser realizada através de terapia da fala, dispositivos protéticos, nomeadamente elevadores do palato ou obturadores velofaríngeos, e/ou cirurgicamente. 

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do obturador velofaríngeo na fonação de doentes portadores de fenda lábio palatina durante a realização do tratamento ortodôntico. Este trabalho corresponde a um estudo-piloto com doentes portadores de fenda lábio palatina previamente encerrada cirurgicamente, disfunção velofaríngea e a realizar tratamento ortodôntico. A utilização desta aparatologia durante o tratamento ortodôntico requereu a alteração do desenho do obturador, com a substituição dos ganchos de Adams por ganchos em bola. 

A avaliação da eficácia deste aparelho na fonação foi realizada através de um método percetivo auditivo previamente à colocação do aparelho e pelo menos um mês após a mesma.


Resultados e impacto

A utilização de obturadores velofaríngeos em doentes com fenda lábio palatina, com insuficiência velofaríngea e durante o tratamento ortodôntico, apresentou melhorias ao nível da hipernasalidade e da inteligibilidade do discurso, embora não significativo no curto período de follow up realizado.

Este trabalho apresenta um carácter inovador pois a alteração no desenho do aparelho permite a sua utilização concomitamente com o tratamento ortodôntico. Esta possibilidade de tratamento tem um impacto psicológico positivo nos doentes com alterações na fonética, permitindo a melhoria da auto-estima e relação interpessoal.

Os resultados deste estudo permitem a realização de novos projetos de investigação com maiores períodos de follow up, permitindo compreender os resultados a médio e longo prazo da utilização do obturador velofaríngeo na disfunção velofaríngea.


Joana Silva Reis


Mestrado Integrado em Medicina Dentária
Título da dissertação:

Insuficiência velofaríngea em doentes portadores de fenda lábio palatina

Fotografia de StockSnap @ Pixabay