Escrevo num dia em que acrescento mais um aniversário a uma já relativamente longa lista de festejos. São anos que se vão amontoando e construindo uma vida. São pedaços de passado que se vão juntando, à custa de dias roubados ao futuro. Ciclos repetitivos e incessantes de dia e noite que vão apagando dias à nossa existência, encurtando a infinitude do tempo, esbatendo a noção de imortalidade... Enfim, a memória permanente de que estamos, todos os dias, desde há muito, a envelhecer mais um bocadinho. Mas o envelhecimento não é obrigatoriamente uma coisa má, que tenhamos que enfrentar com dor e pesar. Antes pelo contrário, devemos ter a humildade de celebrar o privilégio que é acompanhar cada volta dos ponteiros do tempo. Dias vividos são também experiências acumuladas, histórias contadas, águas navegadas, resistências adquiridas, tormentas ultrapassadas. Ser mais velho é ser diferente, para melhor. É saber mais, é querer viver melhor, é desfrutar de cada amanhecer e aproveitar tudo até ao entardecer.
Henrique Girão
O presidente da Assembleia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra dá a conhecer as missões deste órgão da Escola e, a sete meses da sua Jubilação, relembra também os momentos de que mais se orgulha no seu percurso enquanto médico e docente universitário.
[+ info]
Do fascínio pela leitura à vontade de estudar Medicina, a antiga professora da FMUC e ex-diretora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra recorda a sua infância e momentos marcantes da sua carreira.
[+ info]
Investigação analisou os mecanismos moleculares associados a alterações nas áreas de contacto entre o retículo endoplasmático e a mitocôndria, no contexto da Doença de Alzheimer (DA). Os resultados sugerem que estas estruturas estão envolvidas nos eventos precoces que contribuem para a progressão da DA, podendo abrir portas para novas estratégias terapêuticas.
[+ info]
Trabalho clínico avaliou utilização de resina infiltrativa em lesões de doentes com tratamento ortodôntico. Esta abordagem aumenta a longevidade da lesão infiltrada, sem comprometer as propriedades mecânicas do esmalte, impedindo o desenvolvimento de lesões de cárie secundária e favorecendo uma melhoria estética significativa.
[+ info]
Estudo avaliou impacto de uma intervenção médica estruturada em adolescentes com excesso de peso e obesidade. Os dados obtidos alertam para a necessidade de uma prevenção precoce destes problemas, associada a uma melhoria dos estilos de vida, para que seja possível reduzir as patologias derivadas de alterações metabólicas e da obesidade, bem como melhorar a qualidade de vida e reduzir os custos para os sistemas de saúde.
[+ info]
Trabalho avaliou a atenção e as funções executivas em tarefas da vida diária em pessoas com autismo. Verificou-se que o contexto e o tipo de tarefa a executar têm reflexo na sua atenção, sendo que os resultados do trabalho são também relevantes para a seleção de estratégias de intervenção educativa e para a inclusão social de jovens adultos com autismo.
[+ info]
Gui Rosa
O aluno do Mestrado em Genética Clínica Laboratorial da FMUC relembra os caminhos que o trouxeram até Coimbra e destaca a importância da cidade dos estudantes na sua vida.
[+ info]