17 de novembro
FMUC distinguida no 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

A Área de Medicina Dentária da FMUC obteve quatro primeiros prémios, em oito categorias possíveis, no 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu em Braga.

15 de novembro
Rede europeia distingue tecnologia desenvolvida na UC para evitar o sofrimento dos animais envolvidos em experiências científicas

Uma tecnologia inovadora que permite substituir a administração oral forçada de fármacos em experimentação animal, contribuindo para o bem-estar dos animais testados em laboratório, foi distinguida com o prémio “3Rs Refinement Prize” da EPAA – The European Partnership for Alternative Approaches to Animal Testing. Esta tecnologia foi desenvolvida no âmbito do projeto “HaPILLness – Voluntary oral dosing in rodents”, liderado pelos investigadores da FMUC Sofia Viana e Flávio Reis e com a colaboração da aluna de doutoramento da FMUC Inês Preguiça.

12 de novembro
Investigadores da FMUC distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Neurologia

Uma equipa de investigadores da FMUC foi distinguida com a Bolsa Pereira Monteiro de Apoio à Investigação Translacional em Neurologia, no valor de 10 mil euros, atribuída, pela primeira vez, pela Sociedade Portuguesa de Neurologia, no seu Congresso anual. A equipa, liderada por Filipe Palavra, neurologista no Hospital Pediátrico de Coimbra, é constituída por Inês Preguiça, Flávio Reis e Sofia Viana (investigadora responsável).

11 de novembro
Estudo publicado na Science desvenda mecanismo crítico no desenvolvimento do cérebro

Um estudo publicado na prestigiada revista Science, que envolve duas dezenas de investigadores portugueses, espanhóis e franceses, desvenda um mecanismo essencial para a organização do cérebro nos primeiros anos de vida, fornecendo pistas para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para doenças como autismo, depressão, esquizofrenia ou doença de Alzheimer. A descoberta é o resultado de mais de uma década de investigação, iniciada, em 2007, por Rodrigo Cunha, coautor do artigo científico e docente da FMUC.

10 de novembro
Aumentar a atratividade e ter formação cada vez mais global no futuro da FMUC

O Dia da FMUC foi celebrado no passado dia 10 de novembro. Fazer com que a Escola “continue a ser das melhores, e mesmo a melhor escola médica nacional, que continue a ser atrativa e que forme os seus alunos de uma forma global e não apenas com conhecimento médico” são os principais desejos de Carlos Robalo Cordeiro, diretor da FMUC.