Fora da Medicina
O Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) é uma Unidade Orgânica de investigação da Universidade de Coimbra que foi criado há 20 anos. E como se refere nos seus estatutos, publicados em Diário da República (DR) em maio de 2009, o IIIUC integra as Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) na UC e “promove investigação e formação avançada interdisciplinares, fomentando o cruzamento fértil entre áreas de saber e a agregação de equipas, no sentido de garantir capacidade de afirmação internacional da investigação científica da UC, e colabora na concretização das decisões estratégicas da UC em matéria de I&D.”
No que diz respeito à componente Formação avançada, o IIIUC implementa Cursos de Doutoramentos assentes em atividades de investigação de natureza interdisciplinar, em cooperação com Unidades de I&D, demais Unidades Orgânicas da UC e com outras instituições nacionais e internacionais. Neste momento, o IIIUC coordena 8 programas de doutoramento interdisciplinares que frequentam cerca de 300 estudantes. Ainda na componente de formação, o IIIUC tem organizado e gerido Cursos não conferentes de Grau (CNCG) ligados às atividades de investigação, como é o caso do Curso de “Gestão de Ciência”.
No âmbito das atividades desenvolvidas pelo IIIUC que visam reforçar a investigação na UC, o IIIUC tem apoiado iniciativas interdisciplinares -“UC.Space”, “Patrimónios e Desenvolvimento” e “Energia para a Sustentabilidade”. O IIIUC tem ainda dinamizado as 5 áreas estratégicas de investigação interdisciplinar da UC (AEUCs) que foram aprovadas pelo Conselho Geral e alinhadas com o Plano Estratégico da UC. A organização da investigação em áreas estratégicas de investigação pretende estimular a atividade científica numa abordagem de cruzamento de saberes, interdisciplinar, estimulando e fortalecendo o envolvimento da comunidade científica na UC em projetos e redes científicas internacionais, promovendo a excelência da investigação e diversificando o financiamento.
Por recomendação do Conselho Geral da UC estão a ser implementadas Escolas doutorais alinhadas com as 5 Áreas Estratégicas. Esta tarefa está a ser conduzida e dinamizada pelo IIIUC e que tem como objetivo fomentar a partilha de recursos entre os 70 programas doutorais da UC, dinamizar o encontro de docentes, investigadores e estudantes, contribuir para a formação de orientadores, contribuir para a formação em competências transversais de estudantes de doutoramento, e ainda promover a internacionalização e a divulgação dos programas de doutoramento.
A implementação das Escolas doutorais na UC contribuirá para atrair mais estudantes de doutoramento para a UC, mais financiamento, mais internacionalização e será mais um dos ingredientes fundamentais para o desenvolvimento da investigação na UC.
IIIUC tem ainda desenvolvido outras atividades de reforço da investigação na UC, promovendo a internacionalização e a excelência, nas quais se destacam duas iniciativas inovadoras: GendER@UC e ERC@UC. A iniciativa GendER@UC, Gender-Equal Research na UC, dinamizada pelo IIIUC tem como objetivo reforçar a integração da perspetiva de género em todos os processos e conteúdos da investigação científica conduzida na UC. Com este projeto pretende-se assim promover e reforçar a igualdade de género na investigação da UC, desde o recrutamento, nas equipas, ou até na organização de palestras, na liderança científica, na submissão de propostas altamente competitivas, e até nos resultados gerados e que dão origem a publicações científicas. Já é bem conhecido que esta integração da perspetiva de género em todos os processos e conteúdos da investigação científica garante uma investigação de maior qualidade e com maior impacto. Esta iniciativa contribui para a estratégia da UC na implementação do plano Plano de Igualdade, Equidade e Diversidade da Universidade de Coimbra (PIED@UC) na componente da investigação. Esta iniciativa de promoção do género na componente de investigação tem sido apontada e reconhecida internacionalmente como um excelente exemplo de boas práticas da promoção do género na componente de investigação.
A iniciativa ERC@UC tem como objetivo aumentar o número de investigadores ou investigadoras na UC com as bolsas de excelência European Research Council (ERC) da Comissão europeia. Na UC, ERC@UC inclui um plano individualizado de apoio técnico e científico desenhado para cada candidato a esse financiamento, em cada etapa do processo de candidatura. Esta iniciativa começa a dar os primeiros resultados em atrair mais talentos para a UC e apoiar a comunidade científica que já cá está na UC a conseguir este financiamento que constitui um selo de excelência da instituição.
De forma a capacitar os/as estudantes de doutoramento e os/as investigadores/as na UC em diversas componentes da atividade de investigação, o IIIUC tem dinamizado ações de divulgação/ formação regulares designadas por Formações iiiUC – Ferramentas de apoio à investigação. No ano 2020, foi possível contar com mais de 5000 participantes nas diferentes ações de formação promovidas e organizadas pelo IIIUC.
O IIIUC tem ainda como missão divulgar e comunicar a investigação científica realizada na UC. E neste âmbito, o IIIUC tem apoiado e dinamizado diversas atividades de Comunicação e Divulgação de Ciência, das quais se destacam as seguintes: o apoio às atividades do Rómulo - Centro Ciência Viva da UC (que conta já com 13 anos), a organização das duas primeiras edições da competição de comunicação de ciência entre estudantes de doutoramento “Competição Tese de Doutoramento em 3 minutos”, apoio de 20 eventos ou atividades de Promoção da Cultura Científica, organização da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), entre outras.
Para além das escolas doutorais, dos doutoramentos interdisciplinares, das iniciativas interdisciplinares, das formações várias, da comunicação de ciência, muitas outras projetos e iniciativas estão e serão dinamizadas pelo IIIUC que, apesar da equipa local pequena, só tem sido possível com o apoio de três reitores que passaram na UC durante os últimos 20 anos, centenas de investigadores e investigadoras, 38 Unidades de I&D da UC, restantes Unidades Orgânicas da UC e de diversas instituições nacionais e internacionais.
Uma Unidade Orgânica IIIUC mais forte e que continue a promover de forma eficaz a interdisciplinaridade e apoie a comunidade científica vai certamente contribuir para que a UC reforce o pilar mais relevante para uma instituição de ensino superior: a investigação.
Cláudia Cavadas
Diretora
Instituto de Investigação Interdisciplinar
Universidade de Coimbra