Editorial

Está chegada a época de férias, pausa para um tão desejado, ansiado e merecido descanso. Apesar das dificuldades com que nos deparamos, nestes tempos tão conturbados e difíceis, onde somos bombardeados, por todos os lados, com notícias desanimadoras, que a pouco e pouco nos vão dessensibilizando para a gravidade dos problemas, ainda é possível termos boas e animadoras notícias. Enquanto escrevo este texto, tomo conhecimento da enorme conquista da “nossa” Catarina Costa. “Nossa” porque dignificou, de forma brilhante, o nosso país, mas também “nossa” porque é uma inspiradora estudante da nossa FMUC. É de facto um feito notável, aquele que a Catarina conseguiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao alcançar um excecional 5º lugar. A Catarina deve constituir um exemplo, pela força, pela dedicação, pela superação, pelo sacrifício que coloca na sua vida, pessoal, desportiva e académica. Não é fácil, e por isso não é para todos, ter um lugar no Olimpo, enquanto atleta de alto rendimento e estudante de um curso universitário tão exigente como é Medicina. Parabéns Catarina e muito obrigado pela enorme alegria que nos proporcionou!


Henrique Girão

[+ info]

FMUC em notícias

4_33

4'33'' 

Carlos Robalo Cordeiro 

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e único candidato a este cargo para o biénio 2021-2023 faz o balanço do seu primeiro mandato e revela os planos e compromissos da direção da Escola para os próximos dois anos.

[+ info]

Do curso de Medicina

Do Curso de Medicina

Fernando José Oliveira

Da Engenharia Eletrotécnica à Medicina, na vida do Professor Catedrático Jubilado da FMUC e antigo diretor do Serviço de Cirurgia Geral dos Hospitais da Universidade de Coimbra existe ainda espaço para a grande paixão pela Académica.

[+ info]

Uma ferramenta inovadora no combate ao osteossarcoma

Isto é FMUC

Publicações em destaque

Ana Bela Sarmento Ribeiro

Trabalho pretendeu conhecer melhor os mecanismos envolvidos na resposta e na resistência ao tratamento com agentes estimulantes da eritropoiese (ESAs) em doentes com síndrome mielodisplásica (SMD) de baixo risco, nomeadamente a influência do stress oxidativo na resposta a esta estratégia terapêutica. Os resultados revelaram que o stress oxidativo parece estar associado à resistência ao tratamento com os ESAs, e permitiram também identificar os doentes com SMD que irão responder de forma mais eficaz ao tratamento com estes agentes, possibilitando uma seleção da terapêutica mais adequada a cada doente.


 [+ info]

Ana Cristina Rego

Estudo visou investigar impacto de diferentes formas de carnitina na toxicidade mitocondrial em neurónios maduros do hipocampo isolados a partir de rato, no contexto da Doença de Alzheimer (DA). Os dados obtidos mostraram, pela primeira vez, que os efeitos neurotóxicos nestes neurónios são prevenidos por diferentes formas de carnitina, indicando que estas apresentam um perfil neuroprotetor num modelo neuronal de DA.





 [+ info]

Filipa Baptista

Investigação avaliou efeitos a longo prazo da exposição a stress durante a gestação, através da administração de glucocorticóides a roedores gestantes, que induzem comportamento ansioso na descendência na idade adulta. Os resultados mostraram que a exposição ao stress desencadeou ansiedade crónica e induziu alterações metabólicas da prole na idade adulta, afetando ambos os sexos, embora de modo específico.



 [+ info]

Sónia Batista

Estudo teve como objetivo principal a avaliação do desempenho cognitivo em adultos com Esclerose Múltipla (EM) de início em idade pediátrica, comparando-os com doentes de início em idade adulta, com particular interesse na vertente da cognição social. Verificou-se que a prevalência de défice cognitivo foi significativamente superior no grupo de doentes com EM de início em idade pediátrica, sugerindo que a EM pode interferir e ter consequências diferentes no desempenho cognitivo consoante a idade de início e a respetiva etapa de neurodesenvolvimento afetada.

 [+ info]

Gabinete de Gestão
de Investigação

icoLucerna

Vânia Almeida
A aluna do programa doutoral da FMUC
revela momentos do seu percurso e a vontade de querer saber sempre mais.      
 

[+ info]

Lucerna

Alda Gonçalves 

PRESCRITO POR

Casa da Esquina

FORA DA MEDICINA