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Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Esclerose Múltipla pode interferir de modo diferente no desempenho cognitivo consoante a idade de início da doença


Sobre o estudo

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença desmielinizante crónica que afeta o sistema nervoso central, com pico de incidência na idade adulta jovem. No entanto, estima-se que em 3% a 10% dos casos o início da doença ocorra antes dos 18 anos de idade, sendo classificada como EM pediátrica. 

O início desta doença numa fase essencial de desenvolvimento e maturação cerebral poderá ter consequências negativas no desempenho cognitivo a longo prazo, quando estes doentes atingem a idade adulta. Um dos domínios cognitivos que parece estar significativamente afectado nos doentes com EM é a cognição social, particularmente a Teoria da Mente (ToM), que é a capacidade de inferir sobre o estado mental dos outros e compreender suas intenções, pensamentos e desejos. 

O objetivo principal deste estudo foi avaliar o desempenho cognitivo em adultos com EM de início em idade pediátrica e compará-los com doentes de início em idade adulta, com particular interesse na vertente da cognição social. 

Para tal, um grupo de 30 doentes adultos com EM de início antes dos 18 anos foi comparado com doentes que desenvolveram EM após os 18 anos emparelhados por idade/duração de doença, sexo e escolaridade.


Resultados e impacto

Verificámos que a prevalência de défice cognitivo foi significativamente superior no grupo de doentes com EM de início em idade pediátrica, independentemente da idade ou duração da doença, afectando particularmente a memória visual e velocidade de processamento da informação. 

Por outro lado, o desempenho na ToM não foi diferente entre os dois grupos (mas bastante inferior em ambos quando comparado com controlos saudáveis). Ao analisar o desempenho da ToM de acordo com a idade de início da doença (≤15 anos; 15-20 anos; ≥20 anos), os doentes com início da doença antes dos 15 anos de idade tiveram pontuações significativamente mais baixas nos testes quando comparados aos outros grupos. Isto sugere que a cognição social se desenvolve de forma independente dos outros domínios cognitivos clássicos, com diferentes etapas críticas de neurodesenvolvimento. 

Desta forma, a EM poderá interferir e ter consequências diferentes no desempenho cognitivo consoante a idade de início e a respectiva etapa de neurodesenvovimento afectada.


Sónia Batista


Multiple Sclerosis and Related Disorders
Outcomes on Social and Classic Cognition in adults with Pediatric-onset Multiple Sclerosis

Fotografia de Aarón Blanco @ Unsplash


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