PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Exposição a stress na gestação desencadeia ansiedade crónica e alterações metabólicas na idade adulta


Sobre o estudo

A exposição ao stress durante a gestação conduz à libertação de moléculas (nomeadamente glucocorticóides) passíveis de afetar o desenvolvimento do cérebro, constituindo um fator de risco para doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão. Por outro lado, níveis elevados de glucocorticóides neste período crítico da vida também têm sido associados a uma redução do peso à nascença e a um aumento da suscetibilidade a alterações metabólicas na idade adulta, sugerindo uma ligação bidirecional entre transtornos psiquiátricos e distúrbios metabólicos. 

Enquanto efeito adverso do stress durante a gestação, a vulnerabilidade a doenças psiquiátricas na idade adulta depende do sexo. No entanto, é escasso o conhecimento sobre as alterações metabólicas a longo prazo associadas a um distúrbio psiquiátrico (ansiedade crónica) induzido pela exposição a stress durante a gestação, sendo também necessário clarificar se estas alterações são dependentes do sexo.

Recorrendo à administração de doses elevadas de glucocorticóides a roedores gestantes, que induz comportamento ansioso na descendência na idade adulta (modelo animal de ansiedade crónica), fomos avaliar o metabolismo periférico em ambos os sexos, procurando identificar vulnerabilidades específicas, bem como os efeitos a longo prazo da exposição a stress durante a gestação.


Resultados e impacto

A exposição a stress durante a gestação (período crítico do neurodesenvolvimento), desencadeia patologia psiquiátrica (ansiedade crónica) e induz alterações metabólicas na prole na idade adulta. Estas alterações afetam ambos os sexos, mas são específicas para cada um. 

Desta forma, o presente estudo destaca a importância da identificação dos achados comportamentais/psiquiátricos e metabólicos próprios de cada sexo, de forma a fomentar o desenvolvimento de estratégias preventivas específicas e de forma a intervir precocemente no desenvolvimento, diminuindo a prevalência da patologia psiquiátrica, bem como de transtornos metabólicos.


Filipa Baptista
Catarina Gomes


European Journal of Clinical Investigation 
Sex-specific changes in peripheral metabolism in a model of chronic anxiety induced by prenatal stress

Fotografia de 1388843 @ Pixabay


 

Voltar à newsletter #28