Muitos do que leem esta edição da Voice*MED já terão recebido, nesta altura, pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19. Os resultados do processo de vacinação estão à vista, com a diminuição significativa do número de pessoas a necessitarem de internamento e cuidados intensivos. Pode considerar-se que temos, nesta fase, o problema controlado, com uma estratégia de vacinação a fazer chegar, de forma racional e eficiente, a proteção primeiramente às populações de maior risco.
No entanto, e apesar de no nosso país este processo estar a correr a bom ritmo, o acesso às vacinas, à escala global, é ainda um processo assimétrico e muitas vezes sujeito a “injustiças”.
Henrique Girão
A presidente da direção da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica explica o funcionamento desta estrutura, responsável pelo processo de avaliação dos Centros Académicos Clínicos.
[+ info]
O Professor Jubilado da FMUC e ex-diretor do Serviço de Gastrenterologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra destaca a necessária e constante formação do médico ao longo da vida, enquanto relembra episódios marcantes dos seus percursos profissional e pessoal.
[+ info]
Estudo europeu DO-HEALTH, que contou com a participação da Clínica Universitária de Reumatologia da FMUC/CHUC, analisou a prevalência da fragilidade física entre idosos voluntários de sete centros universitários em cinco países europeus. Os dados relativos a Portugal mostram valores de fragilidade da população muito superiores aos dos outros centros, demonstrando a necessidade de um debate, a nível nacional, sobre este assunto.
[+ info]
Trabalho investigou as causas que levam à ablação cirúrgica da função ovárica em mulheres na pré-menopausa com cancro da mama hormonodependente, através de uma análise retrospetiva dos registos clínicos de 79 doentes submetidas a este procedimento cirúrgico no Serviço de Ginecologia do CHUC, entre 2005 e 2011. Este estudo veio reforçar a necessidade de informação adequada e discussão partilhada com doentes na pré-menopausa sobre a estratégia terapêutica a adotar neste tipo de cancro.
[+ info]
Estudo teve como objetivo compreender o papel do sistema dopaminérgico do tecido adiposo na regulação do metabolismo da glicose e dos lípidos, bem como na melhoria da sensibilidade à insulina. Os dados obtidos mostraram que doentes obesos resistentes à insulina e diabéticos tipo 2 têm alterações da expressão dos recetores de dopamina no tecido adiposo em relação a doentes obesos com sensibilidade à insulina mantida, e que a menor expressão destes recetores está associada a uma menor expressão do recetor da insulina e de marcadores da função metabólica do tecido adiposo.
[+ info]
Trabalho analisou espessura de todas as camadas neuronais da retina macular em doentes diagnosticados com Degenerescência Macular da Idade (DMI) precoce e explorou a sua evolução por estádio, correlacionando esta variação com a presença de outros marcadores fenotípicos de progressão da doença. Os resultados mostraram que a DMI, apesar de afetar primariamente a retina externa, é uma doença neurodegenerativa que afeta toda a retina e que as suas alterações objetivas e quantificáveis por Tomografia de Coerência Ótica (OCT) podem ser utilizadas como biomarcadores de progressão da doença.
[+ info]
Helena Ferreira
A aluna do Mestrado em Investigação Biomédica da FMUC descreve momentos
e escolhas do seu percurso académico, que a levaram a estar (quase)
no mesmo lugar, em anos distintos.
[+ info]