PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Coimbra Eye Study caracteriza prevalência e incidência da DMI em população da Região Centro


Sobre o estudo

A degenerescência macular da idade (DMI) é uma doença neurodegenerativa da retina associada ao envelhecimento, que afeta primariamente o complexo fotorrecetores-epitélio pigmentar-coriocapilar da mácula. 

Nos estádios avançados, complicações como a neovascularização e/ou atrofia macular originam perda grave de visão, e constituem a principal causa de cegueira irreversível em países desenvolvidos.

A compreensão dos mecanismos patofisiológicos é, no entanto, um desafio na DMI pela sua complexa natureza multifatorial; por outro lado é de extrema importância no objetivo de identificar novos targets terapêuticos e de modificação da história natural da doença em fases precoces.

O Coimbra Eye Study é o único estudo epidemiológico da DMI em Portugal, e que permitiu caracterizar a prevalência e incidência da DMI numa população da região centro. Permitiu ainda uma extensa caracterização demográfica e fenotípica da população analisada, que incluiu a realização de tomografia de coerência ótica spectral-domain (SD-OCT). 

O objetivo do trabalho agora desenvolvido e publicado foi analisar com maior detalhe a espessura de todas as camadas neuronais da retina macular em doentes diagnosticados com DMI precoce, com recurso a segmentação semi-automática no SD-OCT, e subsequentemente, explorar a sua evolução por estádio, e correlacionar esta variação com a presença de outros marcadores fenotípicos de progressão da doença.


Resultados e impacto

Os nossos resultados mostraram que em doentes com DMI precoce várias camadas neurorretinianas, tanto internas como externas, eram mais finas em doentes de estádio superior. Ou seja, apesar de a DMI afetar primariamente a retina externa incluindo o epitélio pigmentar e a coriocapilar, parece haver um processo neurodegenerativo que se propaga às restantes camadas neuronais à medida que a doença progride.