Estamos de volta! Depois de um período de pausa para férias, retomamos as atividades que, durante algumas (poucas) semanas, ficaram adormecidas, mas não necessariamente esquecidas. As férias constituem, idealmente, um momento de descanso, de balanço, de introspeção, de reflexão. É também altura de retemperar forças e recuperar energias, de encontrar ânimo, entusiasmo e motivação suplementar para enfrentar os desafios que nos esperam na retoma da “normalidade”.
Henrique Girão
O piloto de automóveis, campeão mundial de Resistência e vencedor das 24 Horas de Le Mans na categoria LMP2, fala da tranquilidade da vida em Coimbra, a sua terra natal, e revela as próximas vitórias que deseja conquistar...
[+ info]
O prestigiado ortopedista e diretor clínico da Federação Portuguesa de Futebol recorda momentos do seu percurso e conta como surgiu a escolha da especialidade médica.
[+ info]
Trabalho teve como objetivo identificar assinatura multi-ómica integrada e associada à sobrevivência de doentes com cancro da cabeça e pescoço. Os resultados possibilitam antecipar a utilidade dos biomarcadores identificados em contexto clínico, abrindo portas para potenciais novos alvos terapêuticos.
[+ info]
Investigação pretendeu determinar prevalência da Obesidade Metabolicamente Saudável em crianças e adolescentes. Os resultados evidenciam a necessidade de estratificação dos doentes de acordo com o seu padrão metabólico, para que possam beneficiar de terapêuticas mais personalizadas e eficientes.
[+ info]
Estudo avaliou o fluido lacrimal de doentes com retinopatia diabética. Os resultados ofereceram uma base para futuras pesquisas de biomarcadores no fluido lacrimal, que podem vir a ser utilizados no diagnóstico da retinopatia diabética, a principal causa de cegueira evitável em idade ativa.
[+ info]
Trabalho teve como objetivo explorar a presença de variantes raras em gene e a sua relação com características fenotípicas dos doentes com Degenerescência Macular da Idade (DMI). Foi demonstrado que os portadores de variantes raras deste gene apresentam doença mais grave e parecem ter maior risco de progressão para formas avançadas da doença.
[+ info]
Guilherme Lindeza
O estudante do Mestrado Integrado em Medicina da FMUC e presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra fala das escolhas acertadas que tem tomado ao longo do seu percurso.
[+ info]