22 de setembro
FMUC e CHUC mais próximos com o objetivo de "tratar pessoas e não dentes"

Foi assinado acordo estabelece os termos da cooperação entre a UC e o CHUC no âmbito da atividade clínica na área da estomatologia e do ensino na Área de Medicina Dentária da FMUC, nas suas vertentes teórica, prática e clínica, numa ótica de racionalização de recursos e de salvaguarda do interesse público.

19 de setembro
Piloto Filipe Albuquerque na sessão de acolhimento aos novos alunos da FMUC

Nesta sessão, Filipe Albuquerque dirigiu palavras inspiradoras aos mais de 300 alunos presentes. O evento contou ainda com as intervenções de Carlos Santos, presidente do CHUC, João Caseiro, presidente da Direção Geral da AAC, dos presidentes dos Núcleos de Estudantes de Medicina, Guilherme Lindeza, e de Medicina Dentária, Edna Caldeira e ainda de Carlos Robalo Cordeiro, diretor da FMUC.

19 de setembro
Biobanco com os olhos postos
na “medicina do futuro”

O Biobanco do Centro Académico Clínico de Coimbra (CACC), consórcio constituído pelo CHUC e pela UC, foi inaugurado. Esta estrutura permite armazenar amostras biológicas com elevado padrão de qualidade e devidamente anonimizadas, por forma a poderem vir a ser disponibilizadas para fins de investigação científica à comunidade científica local, nacional e internacional.

1 de setembro
Comitiva do Japão visita Centro de Simulação da FMUC

Carlos Robalo Cordeiro, diretor da FMUC, e Paulo Martins, responsável pelo Centro de Simulação da FMUC e diretor do Serviço de Medicina Intensiva do CHUC, receberam Ichiro Kaneko da Teikyo University, do Japão.

30 de agosto
Aluna da FMUC realiza estágio no INEM

A estudante Daniela Heleno desenvolveu, nos meses de julho e agosto, um estágio observacional nos meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Este estágio insere-se no trabalho final do 6º Ano, orientado por Filipa Costa (Assistente da FMUC) e Paula Neto (médica INEM, Coordenadora do Centro de Formação do INEM de Coimbra e Coordenadora Regional do Serviço de Helicóptero de Emergência do INEM).

22 de agosto
Cientistas da UC identificam região cerebral com potencial de alteração precoce na doença de Alzheimer

Uma equipa multidisciplinar de cientistas da UC e CHUC, coordenada por Miguel Castelo-Branco e Isabel Santana, descobriu um 'hotspot' triplo de patologia cerebral na doença de Alzheimer. A descoberta pode ter implicações muito relevantes em termos de terapias futuras, dado que identifica, com clareza, um alvo cerebral de alteração precoce, implicado na perda de memória, que pode ser estudado diretamente e de forma focada em novos ensaios terapêuticos.

28 de julho
Consórcio liderado por João Malva conquista 5 milhões de euros para investigação na área do envelhecimento ativo e saudável

O consórcio “CHAngeing - Connected Hubs in Ageing: Healthy Living to Protect Cerebrovascular Function”, coordenado pela UC, conquistou um financiamento de 5 milhões de euros para o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras destinadas à promoção de estilos de vida saudáveis e ao envelhecimento ativo. Com foco particular na prevenção e reabilitação de doenças cerebrovasculares, como é o caso dos acidentes vasculares cerebrais, o projeto vai envolver cientistas, autoridades regionais e de saúde, assim como a sociedade civil, em Portugal e na Grécia.