Editorial

Estamos de volta! Depois de um período de pausa para férias, retomamos as atividades que, durante algumas (poucas) semanas, ficaram adormecidas, mas não necessariamente esquecidas. As férias constituem, idealmente, um momento de descanso, de balanço, de introspeção, de reflexão. É também altura de retemperar forças e recuperar energias, de encontrar ânimo, entusiasmo e motivação suplementar para enfrentar os desafios que nos esperam na retoma da “normalidade”. 


Finalmente (e felizmente), este ano, o regresso à “normalidade”, após as férias, faz-se num registo de verdadeira normalidade. O convívio e a alegria voltaram a inundar os espaços do Polo III, que ganha, por esta altura, uma nova vida e cor (amarelada, claro está!). Voltamos a ter os espaços repletos de alunos, com especial destaque para os caloiros, que acabam de desembarcar nesta Faculdade para dar início a uma viagem que há tanto ansiavam. A medo, meio perdidos, desconhecendo o novo caminho que pisam, onde só conseguem antecipar recantos por explorar, procuram, com a ajuda dos “doutores” mais velhos, encontrar o ponto de partida para esta caminhada. Trazem na bagagem sonhos e projetos, depositando na FMUC a responsabilidade de os guiar nesta aventura. Trazem a esperança, e o desejo, de que seja a FMUC a tornar real o sonho de ser médico. É uma grande responsabilidade para a Faculdade, mas igualmente uma enorme honra, o desafio de formar estes novos estudantes, não apenas nos profissionais de amanhã, mas também em seres humanos com valores e princípios que se pautem, entre outros, pelo respeito, honestidade, integridade e solidariedade. É altura, por isso, de desejar a todos os estudantes da FMUC, nos diversos ciclos de estudos, os maiores sucessos para o próximo ano letivo e dizer que a Faculdade tudo fará para merecer a confiança que nela depositaram.


Nesta edição da Voice*MED, pós-férias, trazemos um leque de convidados de luxo. Em 4´33´´, Filipe Albuquerque conduz-nos, a alta velocidade, através de uma vida que é um exemplo de humildade, modéstia e simpatia, fazendo deste piloto de Coimbra um campeão dentro e fora das pistas. Em “Do Curso de Medicina”, José Carlos Pinto Noronha, médico formado em Coimbra, e atual médico das seleções nacionais de futebol, confidencia-nos a receita para o golo de Éder, que deu a Portugal o título de campeão da Europa de futebol. Em “Isto é FMUC”, Isabel Carreira abre-nos as portas da CIMAGO, para nos dar a conhecer um dos institutos de investigação multidisciplinar da FMUC. Guilherme Lindeza, presidente do NEM, em “Lucerna”, conta-nos como foi fácil e óbvia a escolha de Coimbra para estudar e porque decidiu abraçar o desafio do associativismo. “Fora da Medicina” dá a conhecer a AtrapalhArte, uma companhia de teatro que baseia os seus espetáculos em obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, fomentado, nos mais novos, o acesso e gosto pelo teatro. Por fim, Francisco Ambrósio prescreve a Enciclopédia e cigarros depois do sexo... 


Henrique Girão


Voltar à newsletter #40