Escrevo hoje num momento particularmente difícil e doloroso para a humanidade. Quem hoje não sente uma profunda dor e uma enorme revolta por tudo aquilo a que assistimos nestes últimos dias na Ucrânia? Qualquer guerra, que dizima inocentes, que rouba o sorriso a crianças que anseiam um dia ser grandes, que encurta o caminho de quem ainda só tinha percorrido uma parte dele, que transforma em pesadelo os sonhos de uma vida, não pode ser entendida nem desculpada. E esta, em concreto, não tem outra motivação que não seja o delírio de um louco que em pleno século XXI tem a pretensão desmedida, qual Pedro, o Grande, de fazer renascer um Império Soviético já esquecido e enterrado. Na Ucrânia, são corpos anónimos a encher valas comuns, quais despojos de morte que se amontoam, sepultados sem dignidade e respeito que merece cada uma daquelas vidas dizimadas às mãos de uma criatura desprezível, que envergonha a espécie humana.
Henrique Girão
O Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e coordenador do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) fala do que esteve na origem deste centro e dos fatores que contribuem para que seja um dos mais bem-sucedidos na área da investigação biomédica do País.
[+ info]
A gastrenterologista e antiga Investigadora Principal da FMUC narra momentos do seu percurso de vida, da infância à atualidade, e que marcaram profundamente os seus modos de ser e de estar.
[+ info]
Estudo observacional teve como objetivos apresentar informação baseada na evidência sobre lesões traumáticas orofaciais de adolescentes portugueses e reportar dados de acompanhamento dessas lesões para avaliação de incapacidade e abordagens de prevenção. O trabalho permitiu conhecer as causas deste tipo de trauma e consequente desenhar de novas medidas de prevenção e tratamento.
[+ info]
Trabalho teve como objetivo sintetizar a evidência publicada na literatura sobre a aplicação da ecografia da pele em doentes com Esclerose Sistémica (ES), uma doença rara e autoimune, caracterizada por fibrose e vasculopatia. Os resultados reforçam o lugar da ecografia e elastografia enquanto instrumentos promissores para a avaliação da pele na ES.
[+ info]
Pesquisa in vitro estudou o efeito do plasma frio em linhas celulares de dois tipos de cancro da mama: o que expressa recetores hormonais e o que não tem expressão destes recetores, habitualmente designado por triplo negativo. Após uma curta exposição destas linhas celulares ao plasma frio, observou-se morte celular e alteração da distribuição no ciclo celular.
[+ info]
Estudo retrospetivo avaliou o impacto de tratamentos oncológicos na reserva ovárica e quais as técnicas de preservação de fertilidade mais utilizadas por doentes com neoplasias hematológicas. Os dados obtidos reforçam a importância do encaminhamento destas doentes para uma consulta de preservação de fertilidade antes do início do tratamento oncológico, assinalando a necessidade de mais estudos para avaliar o impacto de cada agente quimioterápico na reserva ovárica.
[+ info]
Maria Cardoso
A aluna do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da FMUC assinala o privilégio da convivência com "as pessoas certas", que com ela partilham o entusiasmo pela descoberta e a vontade de querer saber mais.
[+ info]