Estudo permite conhecer causas do trauma orofacial
Sobre o estudo
A traumatologia orofacial é uma questão de Saúde Pública, com potencial repercussão na afetação da capacidade e qualidade de vida da vítima, e compreende elevados custos para a Saúde. O trabalho apresentado foca-se na faixa etária dos adolescentes, considerada como sendo a de maior incidência no contexto global.
Foi realizado um estudo observacional e prospetivo, durante o período de quatro anos, numa população portuguesa de referência. A amostra foi categorizada em diferentes grupos: três subgrupos correspondentes às etapas de estudo do programa educativo Português; três tipos de etiologia, segundo as orientações da Organização Mundial de Saúde; sete tipos de diagnóstico das lesões, segundo a Codificação Internacional de Doenças (ICD10 versão 19); dias de doença, decorrente do período de tempo, entre a entrada no Serviço de Urgência e a data de alta; três subgrupos de severidade da lesão, segundo as orientações médico-legais, com base na avaliação da incapacidade, resultante do dano corporal pós traumático.
A análise estatística dos dados foi efetuada tendo em consideração a comparação entre os grupos, através de testes não paramétricos e, ainda, incluiu a análise do modelo de regressão de Cox, a fim de se poder examinar o risco relativo de ocorrência do evento traumático, em função do tempo.
Resultados e impacto
Por um lado, o presente trabalho permitiu conhecer as causas do trauma orofacial e consequente adoção de medidas de prevenção e tratamento, itens prioritários no contexto da Saúde Pública, nomeadamente em Portugal.
Por outro lado, permitiu apresentar uma interpretação original da análise da incapacidade em relação à avaliação do dano corporal pós-traumático na continuidade dos cuidados de assistência médica. Permitiu, ainda, destacar a necessidade da estandardização de procedimentos nos registos da informação médica, para a sua partilha transparente e interpretação global.
Ana Corte-Real
Dental Traumatology
Orofacial trauma injuries and disability assessment in adolescents: A Portuguese study
Fotografia de Priscilla Du Preez @ Unsplash