Editorial

É quase Natal... Mais um... Este, inesperadamente, tão diferente de todos os outros que celebrámos. Entre a última época natalícia e os dias que hoje vivemos muito aconteceu. O mundo não é mais o mesmo. As pessoas mudaram... as distâncias que nos separam são agora maiores. As relações tiveram que adaptar-se a novas regras. A manifestação dos nossos afetos já não é o que era. Quando queremos estar próximos, há sempre um cotovelo de distância que nos é imposto. Quando queremos fazer-nos valer de um sorriso empático, há sempre uma máscara a impedir. Essa mesma máscara que não nos deixa ser discretos e trocar palavras silenciosas de cumplicidade.

Seguramente que estará para breve o momento de deixarmos cair a máscara, mas, até lá, não podemos baixar a guarda. Para que possamos repor os afetos em falta e os abraços que têm ficado por dar, é essencial que tenhamos um comportamento responsável, cumprindo e respeitando, integral e escrupulosamente, as regras de segurança. Independentemente do sucesso que venham a ter as vacinas que se anunciam, o êxito no combate a esta pandemia devastadora vai depender da atitude de cada um de nós.


Henrique Girão

[+ info]

FMUC em notícias

Bárbara Gomes

4'33'' 

Bárbara Gomes

A docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra fala dos seus mais recentes projetos de investigação em cuidados paliativos e da estratégia nacional nesta área.

[+ info]

Do curso de Medicina

Do Curso de Medicina

Helena Saldanha

Da infância à forma como ocupa atualmente os seus dias, Helena Saldanha recorda momentos importantes do seu percurso de vida. Sempre com boa disposição.


[+ info]

Biotério do Instituto de Investigação Clínica
e Biomédica de Coimbra - ICBR

Isto é FMUC

Publicações em destaque

Ana Bela Sarmento Ribeiro

Trabalho avaliou mecanismos das alterações metabólicas envolvidos no desenvolvimento e progressão da Leucemia Mieloblástica Aguda. Os resultados mostraram que o metabolismo das células cancerígenas pode ser um alvo terapêutico nesta doença.

 [+ info]

Ana Paula Silva 

Estudo demonstrou que a metanfetamina pode induzir a morte das células endoteliais do cérebro. Os dados obtidos revelaram também um alvo promissor (recetor de um neuropeptídeo) na proteção do cérebro contra os efeitos da metanfetamina.

 [+ info]

Henrique Girão 

Investigação de equipa multidisciplinar, com membros da FMUC, CHUC e Universidade de Utrecht, procurou esclarecer de que forma a comunicação mediada por exossomas, pequenas vesículas extracelulares, pode ser afetada na doença isquémica. Os resultados mostraram que a conexina, proteína fundamental para o normal funcionamento do coração, pode constituir-se como importante marcador de doença cardíaca.

 [+ info]

João Miguel Marques dos Santos

Estudo comparou dois tipos de pontas de retropreparação por ultrassons - CVDentus e NSK - utilizados na microcirurgia endodôntica. Os resultados demonstraram que, embora as pontas CVDEntus tenham um desempenho superior, ambas têm um perfil de segurança adequado que permite a execução da técnica sem propagação de fissuras.



 [+ info]

Gabinete de Gestão
de Investigação

icoLucerna

Gustavo Santo
O doutorando da FMUC destaca a importância
de integrar o programa doutoral, que lhe permite
complementar a atividade médica com a investigação científica. 
 

[+ info]

Gustavo Santo

Inês Cardoso da Costa

PRESCRITO POR

Museu Nacional Machado de Castro

FORA DA MEDICINA