A vida e dinâmica de uma instituição é, em muito, o reflexo do envolvimento dos seus elementos nas iniciativas nas quais são chamados a participar e intervir. Se em alguns casos esta participação é facultativa, ficando ao critério de cada um optar por nelas tomar parte ou não, outras revestem-se de um carácter obrigatório, nomeadamente quando decorrentes de imposições legais e/ou das envolvências das atividades e da missão exercida na instituição que se serve ou até da própria instituição.
O psiquiatra, e antigo aluno da FMUC, fala-nos da sua visão
e desejos para a faculdade e para Coimbra, e explica as diferenças entre trabalhar em Londres ou em Portugal.
[+ info]
A especialidade que escolheu proveio de um convite que se antecipou por duas semanas à Cardiologia – a história do ex-diretor do Serviço de Gastrenterologia dos HUC e também docente da FMUC.
[+ info]
Trabalho conjunto de investigadores da FMUC e do CHUC mostrou uma prevalência de comportamentos inadequados, relacionados com medicação, em portadores de Síndrome de Brugada. Realidade reforça a necessidade de melhorar a informação disponível sobre medicamentos apropriados junto da comunidade médica e dos doentes.
[+ info]
Um em cada dez portugueses tem diabetes, e a retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira. Investigadores da FMUC estudaram, em modelo animal, o impacto da diabetes tipo 1 no sistema do neuropeptídeo Y, não verificando um envolvimento da enzima IDPP-4 na alteração desse sistema.
[+ info]
Estudo com participação da FMUC, CHUC, CNC, Newcastle University e Baylor College, detetou duas alterações do ADN mitocondrial de uma doente com citopatia mitocondrial.
A descoberta vem permitir um melhor conhecimento dos mecanismos básicos subjacentes a este tipo de patologias, abrindo novos caminhos de investigação.
[+ info]
Trabalho realizado por investigadores da FMUC
e do CHUC focou a aplicação de diretrizes internacionais
no diagnóstico precoce de colangite aguda. Resultados permitiram a criação de um modelo de quatro variáveis,
em que a presença de duas delas no diagnóstico pode melhorar o prognóstico do doente.
[+ info]
Ana Brinca, doutoranda da FMUC
e dermatologista no CHUC, fala de pontos de viragem
e de como não há certezas imutáveis.
[+ info]