PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

VOICEmed #4
Variação genética identificada em doença mitocondrial
Sobre o estudo
No âmbito do diagnóstico genético de uma doente com uma citopatia mitocondrial, uma doença caracterizada por um ineficaz funcionamento das mitocôndrias, responsáveis pela produção da energia que permite o funcionamento das células, foram identificadas duas alterações do genoma mitocondrial (mtDNA). Essas modificações, uma deleção “comum” e uma variação de sequência nova no tRNA mitocondrial da Serina 1, levaram à deteção de alterações no modo como a doença se manifesta, através da análise de segregação em fibras musculares, e por avaliação bioenergética morfológica/ultraestrutural em fibroblastos, células com um papel central no suporte e na reparação de tecidos e órgãos. Os resultados revelaram que a função das mitocôndrias está comprometida, com um défice bioenergético, devido a alterações na produção de proteínas mitocondriais. As duas alterações genéticas segregam com o defeito bioquímico e histoquímico nas fibras musculares, e podem induzir o mesmo defeito celular. 


Resultados e impacto
O diagnóstico de doenças causadas por alterações mitocondriais é geralmente feita por uma análise genética minuciosa, que permite desvendar a causa genética da doença. Apesar da deleção comum no DNA mitocondrial ser a causa genética mais provável, uma vez que está descrita na maioria dos casos de oftalmoplegia externa progressiva crónica, o presente estudo permitiu descrever uma variação de sequência nova com um elevado potencial patogénico, que será rastreada em futuros estudos genéticos feitos em doentes com CPEO e outras doenças mitocondriais.

O estudo de genómica funcional permitiu verificar quais os mecanismos moleculares e celulares afetados devido às alterações detetadas no DNA mitocondrial. Uma vez que estudos semelhantes são escassos, esta etapa do estudo foi de extrema importância para compreender os mecanismos básicos afetados nestas doenças e é de grande relevância para a investigação de novos alvos terapêuticos. 

Manuela Grazina

Neuromuscular Disorders 
Disclosing the functional changes of two genetic alterations in a patient with Chronic Progressive External Ophthalmoplegia: Report of the novel mtDNA m.7486G>A variant