Hoje, começo este Editorial com uma mensagem de felicitações à Luísa Carreira, a grande responsável pelo sucesso da VoiceMED, que este mês ganhou o prémio de melhor apresentação paralela na categoria 'Breves - Literacia em Saúde' no congresso anual de Comunicação de Ciência SciComPt 2022, com a apresentação 'A comunicação em saúde numa newsletter: o caso da VoiceMED'. É para a FMUC um motivo de grande satisfação e orgulho ver reconhecido, por especialistas em comunicação, o excepcional trabalho que tem vindo a ser realizado pela Luísa, através da newsletter, na divulgação e promoção da nossa Escola.
Henrique Girão
O atual diretor do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR-FMUC) revela como tem sido a experiência de quase seis meses no cargo e fala das mudanças que deseja ver implementadas e das ambições que tem para esta instituição.
[+ info]
O antigo diretor do Serviço de Medicina Intensiva dos Hospitais da Universidade de Coimbra e professor jubilado da FMUC conta como, numa vida dedicada à prática clínica, à docência e à investigação, houve também sempre espaço para a fotografia e para a música.
[+ info]
Estudo teve como objetivo identificar novos ativadores do inflamassoma NLRP3 no sistema imunitário inato periférico e central e elucidar os mecanismos moleculares envolvidos, usando modelos celulares. Os resultados sugerem que a modulação do inflamassoma pode conduzir a uma nova abordagem terapêutica para a doença bipolar.
[+ info]
Artigo reporta caso de mulher sem antecedentes psiquiátricos que, poucos dias após o parto, desenvolveu uma psicose com necessidade de internamento no Serviço de Psiquiatria. Este é o primeiro caso descrito na literatura de uma encefalopatia associada a tiroidite autoimune que se manifestou como psicose pós-parto, o que evidencia a importância da avaliação de doenças autoimunes neste contexto.
[+ info]
Através da utilização de registos cerebrais, trabalho investigou o papel de oscilações de atividade neuronal durante a execução de tarefas visuais, de atenção e memória em vários doentes com epilepsia. As descobertas colocaram em evidência a relevância dos ritmos de atividade neuronal no hipocampo na execução destas tarefas.
[+ info]
Trabalho teve como objetivo investigar os possíveis efeitos protetores do Pré-condicionamento por Hipóxia (PH) no hipocampo, uma das áreas cerebrais mais afetadas pela Doença de Alzheimer (DA), recorrendo a um modelo animal de DA esporádica, observando-se que o PH preveniu os défices de memória e aprendizagem. O conhecimento adquirido poderá contribuir para o desenho de novas estratégias capazes de atuar em alvos múltiplos da DA de forma a impedir ou atrasar a evolução da doença.
[+ info]
Maria Brandão
A estudante do Mestrado Integrado em Medicina conta como foi o seu percurso até chegar à FMUC e revela que, no futuro, espera ajudar pessoas e também contribuir para o progresso científico.
[+ info]