PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias direcionadas à Doença de Alzheimer

Sobre o estudo

Entre as estratégias mais eficazes para aumentar a resistência do cérebro está o pré-condicionamento. A citação “o que não te mata, torna-te mais forte'' descreve perfeitamente este mecanismo adaptativo e protetor, pelo qual a resistência do cérebro aumenta quando exposto a um estímulo subletal. Nesta situação, o cérebro será capaz de resistir a um estímulo subsequente potencialmente letal. Um protocolo bem estabelecido para induzir resistência (ou tolerância) cerebral assenta na exposição a breves períodos de hipóxia subletal intervalados com períodos de reoxigenação, conhecido como pré-condicionamento por hipóxia (PH).

Os efeitos protetores do PH estão bem documentados no contexto da isquémia cerebral. No entanto, os efeitos do PH na doença de Alzheimer (DA) ainda não foram explorados. Usando um protocolo bem estabelecido de PH, este estudo teve como objetivo investigar os possíveis efeitos protetores do PH no hipocampo (uma das áreas cerebrais mais afetadas pela doença) de um modelo animal de DA esporádica. Sob a premissa de que a biologia mitocondrial é um componente integrante e crítico das respostas adaptativas e de pró-sobrevivência provocadas pelo PH, neste estudo também se avaliaram as adaptações mitocondriais subjacentes a esta estratégia não farmacológica.


Resultados e impacto

Observou-se que o PH preveniu os défices de memória e aprendizagem, bem como a patologia da tau no modelo animal de DA esporádica. O PH também atenuou a inflamação e evitou o declínio do metabolismo energético e a lesão oxidativa. 

No que diz respeito às adaptações das mitocôndrias subjacentes à resistência do cérebro desencadeada pelo PH, observou-se um aumento da eficiência da cadeia respiratória das mitocôndrias que parece ter resultado da interação coordenada entre a biogénese e a dinâmica mitocondrial. Assim, o PH estimulou de imediato a biogénese mitocondrial e, numa fase posterior, modulou os mecanismos de fusão e fissão mitocondrial favorecendo a formação de mitocôndrias alongadas.

Este estudo mostra que o PH evita o fenótipo de DA esporádica num modelo animal da doença devido, em parte, à modulação da função e estrutura das mitocôndrias no hipocampo. O conhecimento dos mecanismos subjacentes às alterações adaptativas na biologia mitocondrial mediadas pelo PH pode acelerar a translação do conhecimento obtido no laboratório para a clínica. Este conhecimento também pode contribuir para o desenho de novas estratégias capazes de atuar em alvos múltiplos da DA de forma a impedir ou atrasar a evolução da doença.


Paula Moreira


Antioxidants & Redox Signaling 
Hypoxic preconditioning averts sporadic Alzheimer’s disease-like phenotype in rats: a focus on mitochondria


Fotografia de Gordon Johnson @ Pixabay

 

Voltar à newsletter #37