Editorial

Hoje, começo este Editorial com uma mensagem de felicitações à Luísa Carreira, a grande responsável pelo sucesso da VoiceMED, que este mês ganhou o prémio de melhor apresentação paralela na categoria 'Breves - Literacia em Saúde' no congresso anual de Comunicação de Ciência SciComPt 2022, com a apresentação 'A comunicação em saúde numa newsletter: o caso da VoiceMED'. É para a FMUC um motivo de grande satisfação e orgulho ver reconhecido, por especialistas em comunicação, o excepcional trabalho que tem vindo a ser realizado pela Luísa, através da newsletter, na divulgação e promoção da nossa Escola. Igualmente importante, tem sido o reconhecimento por parte daqueles que, com os seus testemunhos, têm também contribuído para enriquecer a VoiceMED. Estive, recentemente, a representar a Direção da FMUC, num evento realizado na Ordem dos Médicos, onde tive a oportunidade de (re)ver na assistência ilustres professores jubilados da Faculdade, aos quais prestámos já a nossa homenagem e o devido reconhecimento, através desta newsletter, na rubrica “Do curso de medicina”. No final, foi muito gratificante sentir o gosto e orgulho que alguns destes Professores tiveram ao partilhar as suas memórias na VoiceMED.

As aulas na Universidade já terminaram. Embora ainda haja uma longa e exigente caminhada, com um sem fim de exames, já começa a cheirar a férias. Para mais quando somos, nos últimos dias, presenteados com dias que convidam à rua, à praia e ao lazer. Embora aprazíveis, estas temperaturas vêm um pouco fora de época... tal como acontece com muito dos fenómenos meteorológicos que, hoje em dia, inesperadamente, vivenciamos. Não são raras as vezes que somos surpreendidos com dias de tórrido calor, perdidos no meio de um período que devia ser de chuva e frio. Ou chuva e noites frias a desvirtuar épocas de verão. E as razões para tudo isto têm uma explicação simples, as alterações climáticas. Mais preocupante que estes incómodos e aborrecidos contratempos, as alterações que estamos a viver, de forma abrupta, estão relacionados com o aquecimento global do planeta, que conduz, invariável e preocupantemente, à escassez de recursos, à fome, a mudanças profundas no ecossistema e biodiversidade. Tudo isto tem implicações nos fluxos migratórios, com pessoas em busca de locais com melhores condições, num planeta que é de todos, o que constituirá um rastilho para mais guerras e pandemias. E não se julgue, como alguns tentam fazer crer, que haverá lugar a uma readaptação à nova realidade, tal como vem acontecendo ao longo da existência da Terra. A Teoria da Evolução aqui não funciona. É tudo demasiado rápido, com alterações profundas e irreversíveis no planeta, que inviabilizam qualquer possibilidade de adaptação evolutiva. Até pode ser que alguma coisa possa ocorrer, mas esta casa tal como a vemos hoje desparecerá... será outro planeta! Não quero ser pessimista e catastrófico, pois acredito que há, ainda, lugar para reverter a situação, assim estejamos dispostos a isso. Até em termos económicos será mais vantajoso. Sairá, seguramente, mais barato o investimento em prevenir mais desastres do que a conta pagar para concertar os estragos causados. É também uma questão de respeito pelas próximas gerações, pois as consequências dos comportamentos lesivos e destrutivos não serão sentidas, de forma mais profunda, por quem os perpetra, mas sim por aqueles que habitarão este planeta daqui a 50 ou 100 anos. Está, ainda, nas nossas mãos!


Esta é uma VoiceMED em que tenho alguma dificuldade, e embaraço, em falar de forma isenta dos conteúdos a apresentar. Mas comecemos por “Do Curso de Medicina”, onde o Professor Jorge Pimentel nos relata que apesar da “intensividade" da sua vida clínica, investigação e docência, sempre houve espaço para a fotografia e música. Em 4´33´´, eu próprio, enquanto Diretor do iCBR, tento partilhar algumas das iniciativas que se pretende levar a cabo para estimular uma maior participação e envolvimento da comunidade clínica e tornar o instituto mais competitivo e reconhecido. Em “Isto é FMUC”, Tânia Marques, uma jovem investigadora da FMUC, apresenta-nos ‘ConCOEUR’, o seu projeto de investigação recentemente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o qual se pretende conquistar novos caminhos no combate à estenose aórtica. Em “Fora da Medicina”, conheça os segredos da cerveja Praxis, feita à base de água e outros ingredientes da região. Maria Brandão, em "Lucerna", descreve como a entrada no curso de Medicina, que começou por ser posta em causa, veio depois a confirmar-se ser a decisão mais adequada para quem tem o sonho do ensino e da investigação. Por fim, Diná Trindade prescreve diversas doses da história de Portugal, que podem ser consideradas altamente viciantes. 


Henrique Girão


Voltar à newsletter #37