Equipa de investigação do iCBR-FMUC vencedora da iniciativa Acelera@UC

A equipa HaPILLness, liderada pela investigadora Sofia Viana, foi a vencedora do Acelera@UC. Esta é uma iniciativa que se realiza no âmbito do projeto UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu. O projeto 'HaPILLness – Voluntary oral dosing in rodents' desenvolveu uma espécie de goma que permite a administração oral voluntária de fármacos em ratos e murganhos.

Duarte Nuno Vieira distinguido com o título de “Presidente de Honor de la Asociación de Expertos en Valoración del Daño Corporal de Coruña”

A distinção, atribuída durante o XIII Congresso Espanhol de Avaliação do Dano Corporal e do IX Congresso Hispano Luso de Avaliação do Dano Corporal, nos quais Duarte Nuno Vieira proferiu a conferência de encerramento, contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de La Coruña e do Conselheiro para a Saúde do Governo da Galiza.

Estudantes da FMUC apuradas para a final de competição europeia

A equipa ABCDoctors, formada por estudantes da FMUC, foi apurada para a fase final da competição europeia SIMUniversity, que se realiza em Sevilha, de 15 a 17 de junho, no âmbito do 27th Annual Meeting da SESAM (Society for Simulation in Europe).

Professora Maria Filomena Botelho integra direção clínica da Área de Física Médica do Programa UT Austin Portugal

A professora catedrática da FMUC foi convidada a integrar a Direção Científica da Área de Física Médica do Programa UT Austin Portugal. O Programa UT Austin Portugal é um programa de parceria em Ciência e Tecnologia entre a FCT e a Universidade do Texas em Austin (UT Austin), apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em estreita colaboração com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

Estudantes da FMUC recebem 'Prémio UC à Frente'

Ricardo Silva (MIM) e Bárbara Vieira (MIMD) receberam o 'Prémio UC à Frente', que distingue os estudantes nacionais que entram numa Licenciatura ou Mestrado Integrado da instituição com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores e que a selecionam como primeira opção. O prémio pecuniário é equivalente à taxa de inscrição e propina máxima de estudante nacional, fixada pelo Conselho Geral, para o 1.º ciclo de estudos.

Estudantes do MIM participam em livro científico na área da Ortopedia e Traumatologia Desportiva

Pedro Martins Farinha e Daniela Isidoro, alunos do MIM, participam em livro científico na área da Ortopedia e Traumatologia Desportiva, coordenado por Diogo Lino Moura, médico-cirurgião ortopédico no Setor de Coluna Vertebral do Serviço de Ortopedia do CHUC e docente de Anatomia e Ortopedia na FMUC, contando igualmente com a colaboração de diversos médicos ortopedistas, fisiatras e pneumologistas do CHUC.

FMUC lança projeto de Literacia em Saúde

“As vacinas e nós” é o tema do mais recente projeto de literacia em saúde promovido pela FMUC, em colaboração com o Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, que dá a conhecer a importância das vacinas na sociedade através da banda desenhada.