PUBLICAÇÕES
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Trabalho evidencia importância de avaliação de doenças autoimunes em casos de psicose no período pós-parto

Sobre o estudo

O funcionamento da tiróide durante o período pós-parto pode sofrer alterações significativas devido a vários fatores incluindo à ação do sistema imunitário. Durante a gravidez o sistema imunitário da mãe é parcialmente suprimido para não afetar o feto. Depois do parto pode ocorrer uma reativação exagerada de algumas respostas imunitárias levando a uma inflamação da tiróide (tiroidite auto-imune) e à produção excessiva de hormonas tiroideias. Estas alterações no funcionamento da tiróide podem manifestar-se com sintomas psiquiátricos tais como ansiedade, irritabilidade, alterações emocionais, insónia e, mais raramente, sintomas psicóticos. 

Neste artigo, reportamos um caso de uma mulher, sem antecedentes psiquiátricos, que poucos dias após o parto desenvolveu uma psicose que obrigou a um internamento no serviço de Psiquiatria. A psicose pós-parto é um quadro clínico grave pois está associado a comportamentos que podem colocar em perigo a mãe e o bebé. O tratamento da psicose pós-parto deve ser instituído com urgência e consiste em administrar fármacos anti-psicóticos. No entanto, nesta doente o tratamento habitual não foi eficaz, o que levou a considerar a hipótese alternativa de uma encefalopatia associada a tiroidite auto-imune uma vez que a doente tinha antecedentes de patologia tiroideia (tiroidite de Hashimoto). A doente foi submetida a um tratamento com corticosteróides e os sintomas psiquiátricos melhoraram rapidamente. Na literatura estão descritos 46 casos de encefalopatia associada a tiroidite auto-imune sendo a psicose a manifestação clínica mais frequente, seguida da depressão.


Resultados e impacto

Este é o primeiro caso descrito na literatura de uma encefalopatia associada a tiroidite auto-imune que se manifestou como psicose pós-parto. Este caso ilustra a importância de avaliar as doenças auto-imunes, incluindo tiroidite auto-imune, em pessoas que apresentam psicose no período pós-parto. 

Quando as doentes não têm antecedentes psiquiátricos é particularmente importante considerar a existência de causas médicas subjacentes aos sintomas psiquiátricos. O diagnóstico correto permitirá realizar o tratamento apropriado de uma forma atempada evitando submeter as doentes a tratamentos ineficazes e com efeitos adversos significativos. A psicose pós-parto tem uma apresentação clínica atípica com semelhanças a outros quadros clínicos, como a encefalopatia, o que dificulta o diagnóstico.


Joaquim Cerejeira 


BMJ Case Reports
Steroid-responsive encephalopathy associated with autoimmune thyroiditis presenting with a postpartum psychosis


Fotografia de Aditya Romansa @ Unsplash