Depois de um período de silêncio, para férias, a Voice*MED está de volta, o que coincide com o início das aulas e regresso daqueles que são a verdadeira alma da FMUC: os estudantes. Antes de mais, queremos dar as boas-vindas aos novos estudantes, que depositaram na FMUC a responsabilidade de os treinar e ensinar. E este papel não se esgota na formação de profissionais de excelência. A FMUC pretende ser também uma Escola de vida, onde imperam os valores da ética, honestidade, rigor, integridade, verdade e solidariedade. É uma enorme honra para a FMUC ter sido a escolha de muitos como a sua “casa” para os próximos anos. A FMUC tudo fará para estar à altura deste desafio, e ir ao encontro das expetativas e ajudar a concretizar os sonhos que estes “meninos” trazem consigo. A todos queremos desejar as maiores felicidades para um futuro que agora começa. Aos restantes estudantes, que já frequentam a FMUC, do MIM, MIMD, e formação pós-graduada, queremos também deixar uma palavra de agradecimento por tudo o que têm feito pela Faculdade e desejar muitas alegrias e sucessos académicos, científicos e pessoais.
Henrique Girão
O mentor do Projeto H2 – Humanizar o Hospital, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra entre 2018 e 2021, explica como este surgiu e faz uma apreciação geral das suas principais iniciativas e dos seus resultados.
[+ info]
O gastrenterologista e ex-professor da FMUC relata o seu singular percurso académico e profissional e relembra, igualmente, momentos marcantes da sua infância e dos tempos de estudante
do curso de Medicina.
[+ info]
Investigação pretendeu analisar impacto do perfeccionismo nos níveis de perturbação psicológica durante a pandemia de COVID-19. Este foi o primeiro estudo publicado internacionalmente a comprovar empiricamente o impacto negativo deste traço de personalidade nas reações psicológicas à atual pandemia: as pessoas mais perfeccionistas tiveram mais medo da COVID-19 e pensaram mais repetida e negativamente sobre a pandemia e suas consequências, o que levou a que tivessem mais sintomas de depressão, ansiedade e stresse.
[+ info]
Trabalho mostrou casos clínicos com recurso a diferentes materiais para confeção de matrizes oclusais, avaliando as suas vantagens, desvantagens e os seus protocolos de aplicação. Os resultados mostraram que as matrizes oclusais se apresentam como uma forma simples, prática e eficaz de restabelecer a anatomia oclusal de dentes posteriores durante uma restauração em resina composta.
[+ info]
Estudo analisou recurso a um Serviço de Urgência (SU) pediátrico durante a pandemia de COVID-19, comparando-o com anos anteriores. Concluiu-se que a pandemia teve um impacto significativo na atividade e dinâmica do SU de um hospital pediátrico terciário em Portugal, tendo-se registado uma diminuição superior a 60 por cento no número de episódios de urgência.
[+ info]
Investigação analisou prevalência de burnout em gastrenterologistas portugueses e de que forma determinadas variáveis sociodemográficas e profissionais podem estar associadas ao seu aparecimento. Este trabalho alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico do burnout e para a necessidade de mais estudos acerca da influência das condições laborais na área da saúde, dada a sua importância na qualidade dos serviços prestados aos doentes.
[+ info]
David Neves
O estudante do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da FMUC destaca o vínculo inabalável a este curso e a enorme vontade de fazer mais pela saúde oral em Portugal.
[+ info]