A partir deste número, a Voice*MED vai passar também a dar voz aos conteúdos do Gabinete de Gestão de Investigação (GGI) da FMUC. Com esta estratégia, pretende-se otimizar e potenciar os canais de difusão de informação existentes na Escola, evitando indesejadas repetições e sobreposições.
Fruto dos avanços tecnológicos, das exigências meritocráticas do sucesso e da velocidade vertiginosa a que correm as nossas vidas, tudo nos vai, gradualmente e sem darmos conta, afastando da nossa disponibilidade (e vontade) de comunicar. Os problemas de comunicação são, de facto, um flagelo que afeta a nossa vida em comunidade, a nossa sociedade. Há emissores a colocar muita informação a circular, mas esta não chega, muitas vezes, a ser captada, ou seja, falta um recetor para poder haver partilha de informação e comunicação... há, isso sim, muito ruído.
O coordenador científico do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal) refere a importância e os objetivos deste projeto, apresentado no passado dia 21 de janeiro,
no Colégio da Trindade.
[+ info]
O exemplo de vida dos pais, a dedicação à Medicina e a paixão pela leitura. Adelino Marques relembra momentos importantes do seu percurso e fala dos seus interesses.
[+ info]
Estudo averiguou que terapia com células estaminais tem a capacidade de diminuir a atividade inflamatória das células do sistema imune de doentes com artrite reumatoide. Os resultados obtidos mostraram que terapia celular poderá constituir-se como alternativa promissora às terapias atuais desta doença.
[+ info]
Estudo em modelo animal permitiu ajudar a esclarecer os mecanismos que provocam uma das complicações mais frequentes da colocação de implantes dentários, a peri-implantite. Os resultados vão permitir o desenvolvimento de medidas preventivas desta patologia, para a qual não existe protocolo de tratamento.
[+ info]
Foram avaliadas as funções cardiovascular e miocárdica de crianças e adolescentes expostos, in utero, a antirretrovíricos, a infeção por VIH e a eventuais estilos de vida menos saudáveis. Estudo alertou para a necessidade de acompanhar, a longo prazo, o seu impacto na função cardiovascular.
[+ info]
Estudo mostrou que tratamento com sitagliptina, fármaco utilizado no tratamento da diabetes tipo 2, foi capaz de aliviar o stresse oxidativo no rim de ratos com diabetes tipo 1. Os resultados vão permitir clarificar a possibilidade do uso destes fármacos em doentes com diabetes tipo 1 e na redução da progressão da nefropatia diabética.
[+ info]
Joana Ribeiro
Como uma viagem ao Camboja foi decisiva para a escolha
da especialidade médica da aluna de Doutoramento da FMUC.
[+ info]