Depois de um período de repouso, a Voice*MED volta a ouvir-se. Ainda que em condições muito atípicas, que nos obrigaram a (re)viver outras experiências e formas de gozar as férias, espero que estas tenham permitido descansar e recuperar as forças e ânimo para o novo ano, que agora começa.
Como disse o Magnífico Reitor da nossa Universidade, este será, porventura, um dos anos mais difíceis que a Universidade de Coimbra já enfrentou. Perante os enormes obstáculos e desafios com que temos que nos deparar nesta altura, deixo uma palavra de reconhecimento pelo empenho e esforço que a Equipa Reitoral tem feito para providenciar as melhores condições, nas mais variadas dimensões, a alunos, professores, investigadores e funcionários, para poderem desenvolver, dignamente o seu trabalho. Todos percebemos que não são as condições perfeitas, mas são aquelas que são possíveis oferecer, numa época tão difícil e complexa.
Henrique Girão
O investigador da Faculdade de Medicina e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra fala da sua investigação, do projeto no âmbito do programa europeu ‘ERA Chair’ e do impacto do MIA-Portugal na região Centro.
[+ info]
Da Hidrologia à História da Arte, sem esquecer o ensino, a prática clínica e a leitura, Frederico Teixeira fala das suas paixões e destaca alguns momentos dos seus percursos clínico e académico.
[+ info]
Ensaio clínico testou segurança e exequibilidade de um programa de treino de resistência, para aumento de massa muscular, de doentes com cancro avançado no domicílio e no hospital. Os dados obtidos permitiram concluir que este treino é seguro em doentes com cancro metastático sob quimioterapia e mais exequível no domicílio do que no hospital.
[+ info]
Trabalho acompanhou crianças diagnosticadas com nevrite ótica. Resultados alertam para a necessidade de uma abordagem exaustiva destes doentes, já que esta inflamação do nervo ótico pode constituir uma manifestação de um conjunto diverso de doenças.
[+ info]
Estudo avaliou impacto da isquemia na comunicação mediada por ‘TNTs’ - estruturas tubulares - entre células do coração. Resultados abrem caminho para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas inovadoras direcionadas para defeitos nesta comunicação em doenças cardíacas.
[+ info]
Trabalho utilizou técnica que avalia a função dos canais semicirculares (localizados no ouvido interno) em doente com nistagmo vertical, condição em que os olhos se movem de modo involuntário. Resultados demonstraram que a atividade destes canais é modulada posicionalmente e parece poder participar na génese da modulação posicional do nistagmo vertical.
[+ info]
Raquel Boia
A aluna de doutoramento da FMUC destaca
a importância das pessoas com quem se tem cruzado
ao longo do seu percurso na investigação biomédica.
[+ info]