PUBLICAÇÕES 
EM DESTAQUE

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

VOICEmed

Estudo evidencia papel
dos canais semicirculares
no movimento involuntário dos olhos

Sobre o estudo

O défice de tiamina está clinicamente associado a ataxia e movimentos oculares involuntários espontâneos, em particular nistagmo vertical superior (NVS). No défice de tiamina a génese do nistagmo vertical parece estar associada a um desequilíbrio de forças oculo-motoras superiores e inferiores vestibulares no cérebro, causado especificamente por uma disfunção das vias otolíticas e/ou dos canais semicirculares (CSS). Este nistagmo vertical é também tipicamente modulado pela posição cefálica (ex. o NVS na posição sentada transforma-se habitualmente em NVI no decúbito ventral, e diminui de intensidade no decúbito dorsal), acreditando-se que esta modulação é fruto de uma disfunção estrita das vias otolíticas.

O objectivo do nosso trabalho foi questionar se a função dos CSS também pode ser modulada posicionalmente, como ponto de partida para estudos futuros que possam demonstrar que a disfunção da rede cerebral dos CSS interfere directamente na modulação posicional do nistagmo vertical, contrapondo assim a hipótese actual.

Para tal, utilizámos o teste-vídeo do impulso cefálico (TVIC), uma técnica que avalia a função dos CSS, convencionalmente realizada na posição sentada. Realizámos uma avaliação do nistagmo e TVIC na posição sentada, decúbito ventral e dorsal, numa doente com ataxia e NVS, em associação com um provável défice de tiamina.




Resultados e impacto

Ao exame, a doente evidenciava NVS na posição sentada, NVI no decúbito ventral e NVS no decúbito dorsal. O TVIC demonstrou que a função dos CSS era claramente modulada pela posição, isto é, a mudança para decúbito ventral fazia-se acompanhar de um aumento relativo da função dos CSS superiores, enquanto a mudança para o decúbito dorsal fazia-se acompanhar de um aumento relativo da função dos CSS inferiores.

Demonstrámos desta forma que a actividade dos CSS também é modulada posicionalmente em doentes com nistagmo vertical e que parece-se correlacionar-se com a direcção do nistagmo (isto é, o NVI correlaciona-se com aumento da função dos CSS superiores e o NVS correlaciona-se com aumento da função dos CSS inferiores).

Os nossos achados não permitem aferir se a modulação posicional da função dos CSS interfere directamente na modulação posicional do nistagmo, ou é simplesmente um produto da influência que a própria hipotética disfunção das vias otolíticas pode ter na rede cerebral dos CSS. No entanto, este trabalho demonstra dois aspectos importantes: (1) o TVIC pode ser utilizado para avaliar a modulação posicional da função dos canais CSS em doentes com nistagmo; (2) a função dos CSS é modulada posicionalmente e parece poder participar na génese da modulação posicional do nistagmo vertical. Como tal, os nossos dados reforçam a perspectiva crescente que salienta o papel dos CSS na génese e modulação do nistagmo posicional, classicamente interpretado como um reflexo da disfunção estrita das vias otolíticas.



João Lemos


The Cerebellum 
The Use of Video-Head Impulse Test in Different Head Positions in Vertical Nystagmus and Ataxia Associated with Probable Thiamine Deficiency


Fotografia de Jose A.Thompson @ Unsplash


Voltar à newsletter #18