GGI

Gabinete de Gestão de Investigação

VOICEmed

Caros colegas,


Estamos de regresso para um novo ano letivo que se perfila como muito exigente e desafiante. Ainda mergulhados no contexto da pandemia que modificou as nossas práticas habituais, tanto a nível pessoal como profissional, antevemos constrangimentos, incluindo financeiros, com repercussões transversais a todos os sectores, incluindo a nível da vida das universidades. Tal como o ensino, as atividades de investigação científica foram fortemente afetadas, e a recuperação vai ser necessariamente lenta. Precisamos de estar preparados para os grandes desafios que se avizinham, nomeadamente para a competitividade ainda mais elevada que vamos encontrar em candidaturas a financiamento nacional e sobretudo internacional. O GGI está a preparar-se para dar apoio aos colaboradores da FMUC e participou recentemente num curso sobre o novo programa quadro Horizon Europa. Salientamos ainda nesta edição a adesão da Universidade de Coimbra às plataformas Crowd Helix e Research Connect que são ferramentas importantes na identificação de oportunidades de financiamento e de possíveis parceiros para constituição de consórcios. Por fim, destacar com enorme satisfação a passagem à fase decisiva de avaliação de alguns projetos submetidos pela FMUC com apoio do GGI à Call do EIT Health para o Business Plan 2021.

Votos de um regresso determinado e com renovada ambição! 


Be FMUC!

Flávio Reis
Coordenador do GGI 


Breves


GGI participa numa formação à distância
sobre o Horizon Europa

No início de setembro, o GGI participou num curso sobre o novo programa quadro Horizon Europa. Este curso, organizado à distância, foi ministrado pela consultora European Fund Management Consulting (EFMC), uma empresa com uma vasta experiência na preparação e apoio de candidaturas a financiamento europeu.
A formação de dois dias focou-se em aspetos importantes da escrita e construção de propostas, na gestão administrativa dos projetos financiados, e também nos tópicos mais relevantes do novo programa quadro europeu, o Horizon Europa

GGI

UC adere aos portais de informação
Crowd Helix e Research Connect 

A Universidade de Coimbra aderiu aos Portais de Informação
Crowd Helix e Research Connect. Estas plataformas são ferramentas complementares, fundamentais na identificação de oportunidades de financiamento bem como de parcerias para constituição de consórcios. Especificamente, a plataforma Crowd Helix possibilita a criação de um “perfil científico” cuja divulgação permite a identificação de oportunidades de financiamento e de parceiros para consórcios em projetos de investigação e inovação, por áreas (hélices) de interesse. A plataforma Research Connect apresenta um perfil mais semelhante a um motor de busca altamente especializado, permitindo a rápida identificação de oportunidades de financiamento para projetos de investigação, apresentando os resultados onde a UC é elegível em candidaturas internacionais, bem como serviços de consultoria e apoio à submissão de candidaturas.

A Universidade informa ainda que os pedidos de adesão podem ser dirigidos aos gestores das Áreas Estratégicas da UC através dos emails iii@uc.pt ou research@uc.pt. O acesso é assegurado para todos os utilizadores da UC (endereço de email institucional: *@uc.pt) bastando para isso escolher a instituição no seu Log In. O GGI pretende promover sessões de esclarecimento.  


Resultados da primeira fase do concurso EIT Health Business Plan 2021 

Os resultados da primeira fase dos projetos submetidos ao Business Plan 2021 do EIT Health começaram a ser divulgados. Dos 10 projetos apoiados pelo GGI, são já conhecidos os resultados de 7, sendo que 4 foram selecionados para passar à fase seguinte (1 em inovação e 3 em Campus). Dos projetos aprovados, destacamos o coordenado pela UC, pelo investigador da FMUC, Henrique Girão - Health4ALL: Health for children. Health for adults. A próxima fase de avaliação consiste numa avaliação oral em forma de entrevista (hearings), que este ano decorrerá à distância, durante a qual a equipa do projeto terá a oportunidade de apresentar o projeto e responder a questões dos avaliadores.

GGI

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA A COVID-19

1


Pfizer | 15 outubro
Call: The Burden and Origins of Co-Infections in COVID-19 Pneumonia Competitive Grant Program -
internal Pfizer review process 

O objetivo é apoiar programas educacionais virtuais que sensibilizem para questões epidemiológicas, padrões de tratamento e resultados de co-infecções bacteriológicas e fúngicas pulmonares em pacientes internados com COVID-19.
Serão valorizadas candidaturas que se foquem nos seguintes tópicos:
1. Marcadores serológicos de inflamação que possam estar associados com infeção bacterianas;
2. Perceber a gestão epidemiológica da pneumonia na comunidade;
3. O peso das infeções fúngicas em pacientes nas unidades de cuidados intensivos.

São elegíveis escolas médicas, médicas dentárias, de enfermagem ou de farmácia. O montante máximo aprovado é de 250.000$.

Mais informações em:
https://pfe-pfizercom-d8-prod.s3.amazonaws.com/2020-09/GMG_2020-HOS-R_Co-InfectionsCOVID-19Pneumonia.pdf?S1wDREhtVnt4Ma7YT_1YPeblZlCfMH6j

2


Fundação “la Caixa” | 7 de outubro 
Call: Concurso para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social da covid-19

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança um concurso para apoiar projetos de investigação sobre o impacto social da COVID-19. Serão financiados no máximo 5 projetos com um apoio a fundo perdido no valor de 10.000 euros por projeto. Este concurso destina-se a projetos que pretendam obter uma visão abrangente da situação social em Portugal decorrente da pandemia COVID-19. As candidaturas abrem dia 21 de setembro e decorrem até 7 de outubro. 

Mais informações em: 
https://fundacaolacaixa.pt/pt/investigacao-e-inovacao/investigacao-social/concurso-covid-19/concurso-investigacao-social-covid-19

3


MOSS - Mozilla Open Source Support | Aberto em permanência
Call: COVID-19 Solutions Fund

Este fundo, criado pela Mozilla e parte do Mozilla Open Source Support Program (MOSS), irá galardoar projetos de tecnologia open source até $50.000 que incidam em soluções para responder à pandemia por COVID-19. Serão aceites candidaturas que abranjam hardware (por exemplo um ventilador open source), software (por exemplo uma plataforma que ligue hospitais às pessoas que têm impressoras 3D e assim podem imprimir partes para o ventilador open source) ou outras abordagens que resolvam efeitos secundários da COVID-19 (por exemplo um browser plug-in que combate desinformação sobre a doença).

Mais informações em:
https://blog.mozilla.org/blog/2020/03/31/moss-launches-covid-19-solutions-fund/
https://mozilla.fluxx.io/apply/MOSS

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

1


FCT | Prémio Pulido Valente Ciência | 30 de Setembro

O Prémio Pulido Valente Ciência visa distinguir o melhor artigo publicado numa área das Ciências Biomédicas, que descreva os resultados da investigação realizada por um(a) investigador(a) com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura, numa instituição de I&D nacional. Será atribuído um prémio no valor de 10.000 €.

Área/tema: Tumores como ecossistemas de clones e células: implicações terapêuticas.

Mais informações em:
https://www.fct.pt/apoios/premios/pulidovalente/

2


FCT - Parque Natural do Montesinho - Concurso para projetos de IC&DT | 30 de Setembro

Tendo como referencial a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar no Parque Natural de Montesinho, o financiamento pretende desenvolver novos conhecimentos em diversas áreas temáticas, numa perspetiva de multidisciplinaridade científica e cultural, contribuindo para uma nova agenda de I&D de âmbito internacional sobre o Parque Natural de Montesinho, incluindo:
1. Observação e conhecimento da Terra, incluindo a utilização de informação por satélite e a sua integração em sistemas avançados de processamento de informação e inteligência artificial;
2. Clima e alterações climáticas;
3. Sistemas agrários sustentáveis, incluindo agricultura, florestas e sistemas agrosilvopastoris, e a valorização dos seus produtos numa perspetiva de bioeconomia;
4. Dinâmicas socioculturais;
5. Biodiversidade e recursos biológicos, patrimónios naturais e culturais, e desenvolvimento regional sustentável.

Os projetos a integrar no referido Programa de I&D devem adotar uma perspetiva multidisciplinar e contexto internacional, facilitando parcerias com peritos e instituições de reconhecido mérito de modo a aprofundar uma agenda de I&D sobre o Parque Natural de Montesinho. A duração máxima dos projetos é de 36 meses com um limite máximo de 250.000€.

Mais informações em:
https://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/montesinho/index.phtml.pt

3


"La Caixa" e FCT | 4 de Outubro
Call: Programa PROMOVE

O Programa PROMOVE mantém o objetivo de apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior e fronteiriças e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes. Pela primeira vez, o Programa PROMOVE inclui uma linha específica com o apoio da FCT, para promover projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior e fronteiriças, tendo por base o conhecimento e a inovação numa perspetiva de valorização dos recursos e competências locais e de reforço dos recursos humanos qualificados – projetos de I&D mobilizadores. Serão considerados projetos que dinamizem esforços em torno de um dos seguintes domínios: a) Águas termais como recurso natural com aplicações terapêuticas, incluindo avaliação do recurso e das suas características químicas, organoléticas e terapêuticas, o seu potencial sócio - económico e a contribuição para o desenvolvimento local sustentável; b) Parques e reservas naturais, incluindo a sua observação e caracterização biológica, ecológica e paisagística; o seu estudo face às alterações climáticas e consequentes impactos na biodiversidade, na qualidade da água e dos solos; a valorização de recursos endógenos e o desenvolvimento de sistemas sustentáveis que suportem as comunidades locais; c) Estudos sobre riscos biológicos, incluindo pragas e doenças de culturas agrícolas e florestais, através da análise de mecanismos de transmissão e infeção, assim como da interação homem-animal na propagação de infeções virais, tratamentos para a prevenção e proteção, e avaliação e adaptação dos sistemas de produção e processamento; d) Desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional, estimulando a valorização do território com novas atividades agrícolas com recurso ao conhecimento e biotecnologia, assim como a novas formas de experimentação quer em áreas de regadio quer em áreas de montanha
O apoio para I&D mobilizador tem um valor mínimo de 150 mil euros.

Mais informações em:
https://www.fct.pt/apoios/cooptrans/fundacaolacaixa/index.phtml.pt 

4


FEBS | EMBO | 15 Outubro
Call: Women in Science Award

O prémio FEBS | EMBO Mulheres na Ciência enaltece as maiores contribuições de mulheres cientistas que fazem investigação na área das Ciências da Vida. Pretende-se que as vencedoras do prémio sirvam como inspiração para as futuras gerações de mulheres na ciência. Este prémio é uma iniciativa conjunta da EMBO e da FEBS. A vencedora receberá 10.000€, uma estátua de bronze e a oportunidade de dar uma palestra plenária no congresso da FEBS. As nomeadas deverão trabalhar num estado membro EMBC e/ou num país que seja membro da FEBS. A sua investigação pode focar em qualquer área das ciências da vida incluindo investigação na agricultura e investigação biomédica.
As nomeações para o prémio de 2021 terminam a 15 de outubro de 2020.

Mais informações em:
https://www.embo.org/funding-awards/women-in-science-award.html#nominate

5


FCT | 29 de Outubro
Call: Ações COST

As Ações COST têm como base um quadro intergovernamental de cooperação que atualmente conta com 38 países-membros e um cooperante. As instituições de países não-membros podem igualmente participar nas Ações. Os fundos proporcionados pela COST apoiam os custos de coordenação de redes de investigação. Atualmente estão em curso mais de 250 Ações, envolvendo cerca de 50.000 investigadores.
Podem concorrer a novas Ações COST (Guião Geral e COST Open Call), ou fazer parte do Comité de Gestão de uma Ação COST (Documentos Comité de Gestão), ou integrar os Grupos de Trabalho da Ação: Contactar o Coordenador/Proponente Principal da Ação
e consultar o Guião Geral e Ações COST a decorrer.
O concurso para COST Action está em aberto até 29 de outubro, sendo encorajados projetos multi e interdisciplinares.

Mais informações em:
https://www.fct.pt/apoios/cooptrans/cost/index.phtml.en

6


Academia Real das Ciências do Ultramar Belga | 1 março de 2021
Call: Concurso Anual

A competição anual pretende estimular a investigação científica sobre problemas inerentes às regiões ultramarinas, e consiste num conjunto de questões abertas de forma a promover a competição de investigadores de todo o mundo, sem restrição de idade. Os trabalhos a submeter deverão consistir num artigo científico original e recente (máximo de cinco anos), escritos em inglês, francês, holandês, alemão ou espanhol: teses de doutoramento ou de nível equiparável. O prémio é no valor de 2.500€
As questões a concurso são as seguintes:
Questão 1: Um estudo sobre como o passado colonial belga é abordado na esfera académica, pública e política;
Questão 2: Uma investigação sobre o impacto das alterações climáticas na dispersão de doenças tropicais em humanos, animais e plantas;
Questão 3: Um estudo sobre técnicas de cultivo, mas também estratégias socioeconómicas que podem ser implementadas por pequenos agricultores, em África, de modo a fomentar um modo de vida mais sustentável no que respeita à segurança alimentar, tendo em conta a incerteza que emerge das alterações climáticas.

Mais informações em:
https://www.scml.pt/premios-e-investigacao/neurociencias/