Sobre o estudo
Sarcopenia (perda de massa muscular) é uma comorbilidade comum entre os doentes com cancro avançado. O treino de resistência é uma ferramenta eficaz para aumentar a massa muscular na população em geral, mas pouco se sabe sobre a sua segurança e eficácia em doentes com cancro avançado.
Considerando que o domicílio é o lugar preferencial para cuidados pelos doentes oncológicos, torna-se também importante perceber se o domicílio seria um melhor cenário para a realização das sessões de treino.
Deste modo, desenhámos um ensaio clínico aleatorizado de 3 braços com o objectivo de testar se o treino de resistência no domicílio dos doentes e no hospital é seguro e exequível em cancro avançado, de modo a informar um ensaio clínico de fase 3.
Resultados e impacto
Neste estudo fase 2 incluímos 15 doentes com cancro metastático sob tratamentos de quimioterapia, aleatorizados em 3 braços: 1) treino de resistência em casa; 2) treino de resistência no hospital; 3) cuidados oncológicos habituais.
O programa de treino teve a duração de 3 meses e foi supervisionado por fisioterapeutas. A mediana de idade dos participantes foi 68 anos, 53% eram homens. O treino no domicílio teve uma maior adesão (49 vs. 9%, p<0.001) e nenhum evento adverso foi registado.
Este estudo piloto permitiu-nos concluir que o treino de resistência é seguro em doentes com cancro metastático sob quimioterapia e mais exequível no domicílio do que no hospital.
Bárbara Gomes
Catarina Ribeiro
BMJ Supportive & Palliative Care
Resistance training in advanced cancer: a phase II safety and feasibility trial-home versus hospital
Fotografia de Elena Kloppenburg @ Unsplash