Este mês ficou marcado pela triste notícia que nenhum de nós alguma vez antecipou ouvir, mesmo os mais pessimistas... A grande Briosa, agora AAC-OAF, desceu à vergonhosa terceira liga. No contexto futebolístico, a AAC é um clube histórico, amado por muitos, mas respeitado e admirado por todos, por aquilo que representa em termos políticos, culturais e sociais, para além da vertente desportiva. Neste pequeno texto, e para lá das diversas denominações e enquadramentos ao longo dos tempos, considero o clube AAC como aquele que representa uma região, uma cidade, uma Instituição de estudantes em luta permanente por uma sociedade melhor e mais justa.
Henrique Girão
O presidente do Conselho Estratégico do Centro Académico Clínico de Coimbra e embaixador de Portugal em Praga destaca a importância da integração deste centro na M8 Alliance e fala da ligação pessoal à cidade de Coimbra.
[+ info]
O antigo professor da FMUC e especialista em Medicina Interna recorda momentos importantes do seu percurso, desde a passagem pelos Açores na infância aos bons tempos vividos enquanto estudante universitário em Coimbra.
[+ info]
Investigação recorreu a modelo animal (murganho) para avaliar o potencial terapêutico do composto partenolídeo contra os efeitos nefastos da metanfetamina, tendo uma das suas imagens sido capa da revista científica em que foi publicada. Os resultados sugerem que o uso deste composto é nova abordagem farmacológica promissora no contexto do consumo de drogas de abuso.
[+ info]
Trabalho desenvolveu implante intraocular biodegradável. O fármaco libertado por este implante aumentou a sobrevivência das células ganglionares da retina e preservou a sua função, mostrando que pode ser uma estratégia terapêutica promissora na proteção destas células.
[+ info]
Estudo teve como principal objetivo caracterizar, do ponto de vista genómico, o colangiocarcinoma, um tumor maligno primário raro das vias biliares. Os resultados demonstraram que os colangiocarcinomas intra e extra-hepático têm várias diferenças a nível molecular, o que permite antecipar a utilidade destes potenciais biomarcadores em contexto clínico.
[+ info]
Investigação tentou perceber se a fibrilhação auricular pode ser uma das manifestações da demência de corpos de Lewy, o segundo subtipo mais comum de demência. A identificação desta associação poderá facilitar o diagnóstico da doença, aumentando a vigilância dos doentes e permitindo a prevenção das suas complicações.
[+ info]
Rui Pedro Carvalheira
O aluno do Mestrado Integrado em Medicina da FMUC explica porque escolheu
estudar em Coimbra e conta o que o fascina na prática e investigação clínicas.
[+ info]